Jorge Rodrigo Araújo Messias foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, ele atua como chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão responsável por representar os Três Poderes em processos judiciais.
A nomeação de Messias para o Supremo foi confirmada pelo veículo Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha. Ele ingressou na AGU em 2007 como procurador da Fazenda Nacional e atuou como número 2 do governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em assuntos jurídicos da Casa Civil.
Na época, o ministro ganhou notoriedade após ser citado numa conversa entre Lula e Dilma, cujo áudio, de baixa qualidade, fez seu nome soar como “Bessias”. O áudio foi divulgado pelo ex-juiz Sergio Moro, e a alcunha é frequentemente usada pela oposição.
A escolha de Messias para a Suprema Corte é vista como uma tentativa de aproximação com os evangélicos pelo governo petista. Apesar de ser um presbiteriano fiel que participa ativamente da Igreja Batista e ser considerado uma pessoa de confiança da administração petista, sua indicação não é totalmente aceita pela bancada evangélica do Senado.
Natural de Recife (PE), o pernambucano é formado em Direito pela Universidade Federal do Estado. Além disso, possui mestrado e doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação pela Universidade de Brasília (UnB). Messias tem atualmente 45 anos.
Situação no Senado
Apesar de a indicação de Jorge Messias ser dada como certa por interlocutores, sua nomeação demorou a ser oficializada devido ao receio do presidente de se desgastar com aliados importantes como os senadores Alcolumbre e Pacheco.
A recente votação para a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, no Senado, que foi aprovada por uma margem estreita, também gerou preocupação no governo, indicando que a sabatina de Messias poderá ser dificultada.
Após a divulgação oficial da indicação, ele deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, seguida de votação no plenário, um processo que pode ser desafiador.
