24.5 C
Brasília
domingo, 14/09/2025

Conheça Ilza, mulher de Hermeto Pascoal homenageada em álbum premiado

Brasília
nublado
24.5 ° C
24.5 °
21.7 °
38 %
1kmh
96 %
dom
33 °
seg
32 °
ter
33 °
qua
32 °
qui
26 °

Em Brasília

Um dos últimos trabalhos do renomado Hermeto Pascoal foi o álbum “Pra você, Ilza”, feito em homenagem à memória de sua esposa Ilza Souza Silva. Eles viveram juntos por mais de 40 anos e tiveram seis filhos. Hermeto Pascoal, multi-instrumentista, faleceu no sábado (13/9), aos 89 anos, após uma carreira que durou mais de sete décadas.

O casal esteve unido de 1954 até 2000, ano da morte de Ilza, que faleceu em decorrência de um câncer. A história deles começou quando Hermeto mudou-se para Recife (PE) em busca de melhores chances para seguir sua carreira musical, deixando a terra natal, Alagoas.

O álbum foi gravado em fevereiro de 2024, 24 anos após o falecimento de Ilza. Contém 13 músicas inéditas baseadas em um caderno de anotações dedicado à esposa. Algumas das músicas são intituladas “Ilza”, “Ilzinha”, “Menina Ilza” e “Ilza Nova”.

A homenagem rendeu frutos notáveis: “Pra você, Ilza” ganhou o Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Álbum de Jazz.

Em entrevista, Hermeto Pascoal falou sobre Ilza: “Ela gostava de preparar o almoço, de receber e ouvir as pessoas. Criava combinações, assim como eu faço música, sem repetição, sempre criando algo novo. Ela fazia comida como eu faço música. Claro que eu adorava todos os seus pratos.”

O músico relembrou o começo da relação deles: “Ela apareceu num tempo sem instrumentos em casa. Eu não tinha instrumentos, mas ela gostava de ouvir o que eu fazia e me influenciava. A música é algo universal, não precisa de um instrumento formal para ser música.”

Hermeto Pascoal nasceu em Lagoa da Canoa, Alagoas, e desde pequeno já mostrava talento musical, aprendendo sozinho a tocar acordeon, flauta e pandeiro aos 10 anos. Reconhecido mundialmente, ganhou o Grammy Latino três vezes, consolidando-se como um dos grandes ícones da música brasileira.

No momento de sua partida, Hermeto Pascoal estava internado no Rio de Janeiro. Ele deixa seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos. A notícia de seu falecimento foi divulgada pelo perfil oficial do músico no Instagram, sem detalhar a causa da morte.

A equipe do artista comunicou: “Com serenidade e amor, informamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e companheiros de música. Conforme sempre nos ensinou, não devemos deixar a tristeza tomar conta: ouçamos o vento, o canto dos pássaros, a água, a cachoeira, pois a música universal continua viva.”

Veja Também