Com a ausência do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no país, Delcy Rodríguez assume o governo interinamente. Na madrugada deste sábado (3/1), os Estados Unidos atacaram a Venezuela e capturaram Maduro, levando-o para fora do território venezuelano.
Segundo o jornal New York Times, Delcy Rodríguez tomou posse em uma cerimônia sigilosa na tarde deste sábado (3/1). A vice-presidente de Maduro é advogada, além de ter sido ministra da Comunicação e Informação da Venezuela.
Rodríguez é graduada em Direito pela Universidade Central da Venezuela, possui especialização em Estudos de Direito Social pela Universidade de Nanterre, em Paris, e mestrado em Política Social pela Universidade de Birkbeck, em Londres.
De acordo com os Estados Unidos, Maduro está sendo transferido no navio USS Iwo Jima para Nova York, onde deverá responder na Justiça por acusações relacionadas ao narcotráfico.
Em um comunicado oficial, Delcy Rodríguez classificou a ação como uma grave crise nas relações entre os países e exigiu a libertação imediata de Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, que também foi detida.
Conflito EUA e Venezuela
Os Estados Unidos realizaram ataques em várias áreas da Venezuela no sábado (3/1). O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou ter capturado Nicolás Maduro. A embaixada dos EUA em Bogotá alertou os cidadãos para evitarem viagens à Venezuela e as regiões fronteiriças com Colômbia, Brasil e Guiana.
A ofensiva militar na região, sob o pretexto de combater o tráfico internacional de drogas, elevou as tensões. Maduro é acusado de liderar o Cartel dos Soles, que foi recentemente classificado pelos Estados Unidos como uma organização terrorista internacional.
Trajetória de Delcy Rodríguez
Em 4 de agosto de 2017, Delcy Rodríguez foi eleita presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela. Em 2018, filiou-se ao Movimento Somos Venezuela (MSV).
Formada em Direito pela Universidad Central de Venezuela, é irmã de Jorge Rodríguez, atual ministro de Informação e Comunicação. Ambos são filhos de Jorge Antonio Rodríguez, um guerrilheiro e líder de esquerda venezuelano que esteve envolvido no sequestro do empresário norte-americano William Frank Niehous em 1976.
