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Conheça as 5 principais tendências do marketing de mídias sociais em 2022

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Ficar antenado em novas redes e novas possibilidades é possibilitar a expansão de seu conteúdo

Segredo para prever tendências e acompanhar as novidades que fazem a diferença é estar atento (Getty Images/Getty Images)

Por Alexandre Loures e Flávio Castro*

Nos últimos dois anos, o uso das redes sociais cresceu muito, devido, inclusive, à pandemia quando as pessoas se mantiveram mais em casa, trabalhando em regime de home office.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust fez um estudo que concluiu que cerca de 20 milhões de pessoas realizaram a sua primeira compra virtual durante a pandemia.

Houve também o lançamento de novos aplicativos, incorporação de novos recursos adaptados à nova realidade — na maioria das redes sociais —, e uma nova forma de nos comunicar se intensificou, com o uso em massa de aplicativos como o WhatsApp.

Facebook virou Meta; Twitter lançou seu pacote de recursos premium; Instagram está preparando seu serviço de assinatura; Youtube está retirando a contagem pública de seu botão ‘dislike’.

Tudo muda o tempo todo!

E as redes continuarão mudando e se adaptando ao que surgir de novidades.

É por isso que listamos aqui cinco tendências do marketing de mídias sociais para 2022.

O que isso quer dizer?

Que postagens padrões, que ficam permanentemente no feed das redes sociais, são mais eficazes do que o conteúdo que sai do ar depois de um período.

Essas postagens permanentes podem ser vistas depois e criam a história da marca.

Bom ficar de olho e investir em um conteúdo atemporal, que contenha sempre o ‘DNA’ da marca.

2. Quanto mais dados, mais eficiente será o marketing.

A capacidade de atender o cliente de forma eficaz, depende da métrica da fonte de dados disponível.

Atualmente não é possível fazer um marketing competitivo sem a medição de dados.

3. Vídeos curtos continuarão sendo uma importante ferramenta para a divulgação de conteúdo, tanto no TikTok, Stories do Instagram e YouTube Shorts.

Vídeos mantém a voz da marca e comunicam com uma rapidez única. Vale sempre o investimento!

4. Utilizar novos canais para distribuir seu conteúdo é chegar em pessoas que antes você não tinha acesso.

O mesmo conteúdo pode ser adaptado e distribuído para diferentes canais onde públicos que ainda são desconhecidos serão alcançados.

5. Marketing de Influência é uma das táticas que terá mais investimento no próximo ano.

Segundo levantamento feito pela Youpix, em parceria com a AlgoritmCOM, 71% das grandes empresas já consideram os influenciadores como parte importante de suas estratégias de marketing.

Essa é mais uma abordagem que veio para ficar. Os influenciadores já têm um público cativo e engajado.

Os profissionais de marketing podem vincular suas campanhas a personas, contratar micro influenciadores, expandir suas marcas por meio de outras vozes.

O que é mais importante?

Produzir conteúdo nunca é demais. Ficar antenado em novas redes e novas possibilidades é possibilitar a expansão de seu conteúdo.

Os influenciadores são sempre bem-vindos. A escolha tem que ser assertiva e bem pensada.

Medir e medir.

Cada vez mais a métrica nos traz dados que não teriam a possibilidade de serem colhidos se não fosse a inovação da tecnologia que tem que ser usada, cada vez mais.

O segredo para prever tendências e acompanhar as novidades que fazem a diferença é estar atento.

Atenção às novidades e “mão na massa”. Isso nunca irá mudar!

*Alexandre Loures e Flávio Castro são sócios da FSB Comunicação

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Como os restaurantes podem alavancar as vendas por meio do Instagram?

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Para obter sucesso com as estratégias no Instagram, o restaurante precisa prestar atenção em algumas funcionalidades da plataforma; confira as dicas

Ao atuar de forma eficiente é possível tornar o canal em uma máquina de vendas, além de estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes (Lorenzo Di Cola/Getty Images)

Por Fabricio Nunes

Todos os dias, as pessoas usam as redes sociais por infinitas razões. O Instagram, especificamente, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, sendo que o Brasil é o terceiro país com maior número de acessos, segundo um estudo recente realizado em parceria pelas empresas We Are Social e Hootsuite. Como se trata de uma plataforma totalmente imagética, ou seja, com imagens e pouco texto, as pessoas adoram postar e ver conteúdos — e isso também se enquadra nos posts relacionados à comida. Por isso, é tão importante que os bares e restaurantes não deixem de utilizá-la, já que ela vem ganhando cada vez mais espaço dentro do segmento food service.

Na verdade, não ter um perfil no Instagram pode trazer falta de visibilidade ao restaurante. Por outro lado, estar nesse ambiente e fazer o uso certo pode fazer com que o estabelecimento consiga alcançar e atrair novos clientes em potencial com o tempo, seja na loja física, seja no delivery. Com as melhorias constantes nessa rede social, está ficando cada vez mais fácil e prático conhecer o público-alvo, interagir e alavancar as vendas por meio da plataforma. Mas quais são as funcionalidades mais interessantes para o empresário explorar?

Hoje, por exemplo, já temos a integração da plataforma de delivery com o botão de ação “pedir refeição”, que possibilita ao cliente realizar o pedido de sua refeição diretamente do Instagram ou do Facebook do restaurante, sem precisar sair do ambiente da rede social. No Instagram é possível ainda a inserção de figurinha nos Stories, uma ação mais estratégica para compartilhamento e divulgação de promoções ou determinados produtos. É bom para o estabelecimento, que ganha mais recursos para o seu perfil, e para os clientes, que conseguem rapidamente fazer seus pedidos diretamente na rede. Além disso, o estabelecimento consegue ainda visualizar métricas de desempenho de seu cardápio e fazer campanhas de marketing mais inteligentes.

Falando em marketing, para obter sucesso com as estratégias no Instagram, o restaurante precisa prestar atenção em algumas funcionalidades da plataforma. É fundamental ter uma bio organizada, por exemplo, com informações como segmento, qualidades do restaurante, localização, link para um site ou cardápio digital. Isso porque, muitas pessoas, ao acessarem o Instagram de um restaurante, já buscam logo pelo cardápio.

Também é interessante criar hashtags que mencionem o nome do restaurante e incentivar os clientes a usá-la ao marcar o estabelecimento. Isso ajuda a controlar o conteúdo gerado pelos usuários, aumentar o engajamento e mostrar uma experiência única para os novos visitantes. Além da bio e das hashtags, existe uma outra obrigação para o perfil de um restaurantes, que são os destaques. Com eles, o cliente poderá ter em mãos o máximo de informações possíveis como horários, avaliações de cliente, equipe e o mais importante, o menu.

Outras ações para aumentar as vendas e atrair novos clientes a partir do marketing no Instagram são as promoções. Essa estratégia pode aumentar tanto o engajamento, porque ao se interessar pela oferta há chances dos seguidores comentarem na publicação, como também o alcance, uma vez que os clientes podem marcar um amigo no post. Além do conteúdo, é importante pensar na imagem e ter fotos boas. Pratos arrumados, decorados e limpos nas bordas são algumas das estratégias válidas.

A verdade é que focar em uma estratégia digital tirando o máximo proveito das ferramentas e funcionalidades que o Instagram disponibiliza é algo que todos os restaurantes devem fazer daqui em diante. Ao atuar de forma eficiente é possível tornar o canal em uma máquina de vendas, além de estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes.

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PLAY: Desigualdade pré-5G precisa ser discutida

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Bairro pobre de São Paulo tem uma antena de internet, contra 49 em bairro rico; como fica isso?

Tecnologia 5G exige um número de cinco a dez vezes maior de antenas que o 4G; ou seja, a corrida é contra o tempo (Isac Nóbrega/PR/Flickr)

Por Danilo Vicente*

No último mês, muito se falou da velocidade de internet 5G, após o governo federal leiloar blocos de frequência. Ótimo. Porém, recentemente, a Rede Nossa SP, organização que articula e promove ações para uma São Paulo melhor, divulgou um estudo estarrecedor sobre como é a realidade da internet longe dos escritórios da Faria Lima e arredores: uma desigualdade avassaladora na cidade. E olha que se trata da maior da América Latina.

Enquanto há uma antena de internet móvel por dez mil habitantes em bairros de periferia (Jardim Helena, José Bonifácio, Cidade Tiradentes, Iguatemi, Lajeado etc.), os bairros ricos chegam a ter 49,8 antenas por igual número de pessoas — caso do Itaim-Bibi (e muitos Faria Limers).

Logo na sequência do Itaim-Bibi estão os bairros Barra Funda, Sé e Pinheiros, com 42,2, 37,1 e 30,5 antenas por dez mil habitantes, respectivamente.

Já com uma rápida olhada nos números se percebe que a concentração está entre os bairros ricos e centrais (Sé é o coração paulistano). E aí entra a lógica financeira. É muito mais interessante para as empresas de telefonia que as antenas sejam instaladas em lugares mais desenvolvidos economicamente. O que manda é onde está o dinheiro.

A Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal) alega que, por causa do trabalho, da escola e do lazer, há um enorme deslocamento de pessoas para a região central, o que pede mais infraestrutura para atender a elevada demanda por voz e dados.

Verdade. Mas aí entramos num círculo vicioso. A periferia não consegue acesso decente à internet porque não há antenas. E a falta de antenas (entre outros fatores) não permite desenvolvimento periférico.

Quanto empreendedorismo poderia ser fomentado com internet acessível e contínua na periferia? Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o acesso à internet é um direito humano. Dez longínquos anos atrás.

A solução, claro, passa pela Prefeitura de São Paulo. O Projeto de Lei 347/2021, a chamada Lei das Antenas, proposto pela administração municipal à Câmara dos Vereadores, pretende “adequar a instalação e funcionamento desses equipamentos à legislação urbana vigente no município e às transformações que trouxeram novas tecnologias a São Paulo e ao mundo”. O PL foi aprovado em primeira votação e aguarda a segunda.

Entretanto, o projeto vem sendo discutido a passos de tartaruga. Os vereadores querem que as companhias de telefonia e internet aceitem a condição de instalar uma antena em regiões periféricas a cada antena posta em locais que já têm melhor acesso. Certo. Contudo, pouco se avança.

Essa Lei das Antenas em debate na Câmara foi precedida por um imbróglio que envolve o Supremo Tribunal Federal, decreto do prefeito e Projeto de Decreto Legislativo. Uma confusão danada.

Segundo a Conexis, a tecnologia 5G exige um número de cinco a dez vezes maior de antenas que o 4G. Ou seja, a corrida é contra o tempo.

A gestão municipal ainda tem o projeto WiFi Livre SP, que hoje conta com 1.088 pontos de acesso à internet gratuitos. A meta é oferecer 20 mil pontos de internet de qualidade e gratuitos até 2024.

Seria bom uma São Paulo toda conectada, não? De maneira igual. Está aí uma marca a ser explorada pela Prefeitura e vereadores. Aposto que para as empresas também seria bom, mesmo que a longo prazo. E é algo que pode mexer na vida das pessoas.
*Danilo Vicente é sócio-diretor da Loures Comunicação
Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

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Renault testa conceito de carro voador “vintage”

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Chamado de Air4, o veículo é uma homenagem ao aniversário de 60 anos do clássico modelo 4L

O modelo experimental de carro voador Air 4, da Renault (Renault/Reprodução)

Para comemorar o aniversário de 60 anos do clássico modelo 4L, a Renault resolveu reimaginar o hatch que vendeu mais de 8 milhões de unidades como um veículo voador elétrico. O resultado do projeto é uma visão do que o futuro reserva para os carros da marca.

Batizado de Air4, ele é uma reinterpretação em fibra de carbono, com mesmo design conhecido do modelo, porém, com quatro hélices de duas pás no lugar das rodas. Cada uma das hélices gera 95 kg de empuxo vertical, ou seja, 380 kg ao todo.

O carro voador atinge velocidade máxima horizontal de 26 m/s, com inclinação máxima de 70 graus, e pode voar a até 700 metros de altura. Sua alimentação é feita através de baterias de polímero de lítio de 22.000 mAh.O veículo será exposto no centro de Paris a partir da próxima segunda-feira, no Atelier Renault na famosa Champs-Élysées. O AIR4 fica lá até o fim do ano, antes de ir para os Estados Unidos para eventos em Miami e Nova York.

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Tesla, Google e mais: como investir nas maiores empresas do planeta?

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Fundo inédito de BDRs do BTG possibilita a diversificação e dolarização da carteira com apenas uma aplicação; entenda como funciona e conheça as principais vantagens

(Getty Images)

Desde outubro do ano passado, quando as regras que incidem sobre os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) foram flexibilizadas, o número de brasileiros procurando por este tipo de investimento cresceu exponencialmente.

Segundo dados da própria B3, o volume de negócios dos papéis, que em 2019 somavam pouco mais de R$5 bilhões, chegou à marca de R$28,6 bilhões no final do ano passado. Já a média diária de negociações, que há dois anos ficava em R$50 milhões, hoje está na casa dos R$500 milhões.

E todo esse interesse não é à toa. Com a nova regulamentação, mesmo os pequenos investidores passaram a ter acesso a ativos lastreados em ações de gigantes do mercado internacional, como Netflix, Google, Apple, Mercado Livre e Tesla.

Atualmente, com um cenário doméstico permeado por incertezas e volatilidade, o acesso facilitado a empresas estrangeiras continua sendo um dos principais responsáveis por manter a atratividade dos BDRs em alta. Mas esta está longe de ser a única vantagem deste tipo de investimento.

Veja, abaixo, outras características que reforçam a importância de ter BDRs na carteira.

Adeus, burocracia

Se antes o investidor brasileiro que desejava expor parte de seu portfólio a empresas com capital aberto no exterior precisava abrir conta e enviar recursos para corretoras internacionais, com os BDRs este processo foi facilitado. Isso porque eles são negociados diretamente na bolsa brasileira.

Isso quer dizer que, além de depender de menos intermediários (e burocracias!), as operações são realizadas no Brasil e a liquidação, portanto, é feita em reais.

Assim, o investidor que deseja ter acesso ao mercado internacional não precisa converter seu dinheiro para a moeda estrangeira ou arcar com os custos de operações cambiais.

Diversificação da carteira

Por estarem descorrelacionados de nosso mercado interno, os BDRs ajudam a garantir rentabilidade da carteira mesmo em momentos de alta volatilidade ou desvalorização do real. Em outras palavras, investir em BDR é uma forma eficiente de diversificar o portfólio e mitigar os riscos decorrentes do cenário macroeconômico brasileiro.

Clique aqui e garanta já a sua passagem para investir sem fronteiras.

Investimento fracionado e acessibilidade

Desde que deixaram de estar disponíveis apenas para investidores qualificados (aqueles que possuem mais de R$1 milhão em aplicações) e passaram pelo processo de desdobramento na bolsa brasileira, o preço unitário dos BDRs ficou mais acessível.

Assim, papéis cujos valores chegavam aos quatro dígitos, hoje podem ser encontrados por menos de R$100 na B3. É o caso dos BDRs da Coca Cola (COCA34), do Mercado Livre (MELI34) e da Apple (AAPL34), que hoje são negociados na casa dos R$50, R$59 e R$89, respectivamente.

Como investir em BDRs?

Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso aos BDRs no Brasil, o BTG Pactual digital lançou em sua plataforma um fundo inédito, que permite que os clientes conquistem a tão sonhada diversificação com ativos internacionais a partir de um único produto.

Acessível a partir de 100 reais, o BTG Pactual Diversificação Ações Globais BDR Nível 1 FIA tem como base as cotas de fundos de índices estrangeiros renomados. A maior parcela(75%) da aplicação  está nos Estados Unidos. Os outros 25% estão distribuídos entre regiões como União Europeia, Mercados Emergentes e Japão.

O ativo tem taxa de administração de 1,0% ao ano e zero taxa de performance. Já a liquidez é D+4, o que significa que é possível resgatar o investimento quatro dias úteis após a solicitação.

Quer investir em ativos internacionais com segurança, comodidade e gestão especializada? Saiba mais sobre o BTG Pactual Diversificação Ações Globais BDR Nível 1 FIA.

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Google mostra os produtos mais procurados na véspera da Black Friday

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Levantamento realizado nesta quinta-feira mostra que moda permanece como a categoria de maior crescimento; acessórios eletrônicos também têm aumento

(SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

 

Um estudo realizado pelo Google nesta quinta-feira mostrou que a categoria de roupas teve o maior crescimento em intenção de compras na Black Friday, com aumento de 237%. O segundo lugar fica com relógio inteligente, com 208% de aumento e, o terceiro, com laptop, com aumento de 165%.  O levantamento compara dados das 11h às 13h de hoje ante o período das 9h às 11h da mesma data.

“Há muitos produtos relacionados à retomada da vida social, como roupas e relógio para monitorar exercícios, por exemplo”, diz Rodrigo Chamorro, diretor de Insights e Analytics do Google. Impossível ignorar, também, o papel da inflação elevada correlacionado à busca dos brasileiros por itens de tíquete médio mais baixo no período.

Veja a lista completa:

1 – Roupas (+237%)

2 – Relógio inteligente (+208%)

3 – Laptop (+165%)

4 – Lâmpada inteligente (162%)

5 – Máquina de café(+158%)

6 – Vinho (+154%)

7 – Tênis (+154%)

8 – Cômoda de bebê (+153%)

9 – Chapéu (+148%)

10 – Smart TV 4k (+148%)

Dentro da categoria de moda, o Google detalhou quais os termos que têm destaque no volume de intenções de busca. “Botas femininas”, “Calça pantalona branca”, “sandálias femininas”, “vestido paetê” e até “croc” aparecem na lista.

Já em relação aos eletrônicos, os smartwatches têm destaque. O Galaxy Fit 2 tem o maior destaque em volume de buscas, junto ao Amazfit Band. “A maior busca por esses itens pode refletir dois tipos de comportamento. Ou as pessoas estão procurando itens de tíquete médio mesmo ou aguardam o ápice da BF pra ver se o tíquete médio aparece melhor amanhã”, diz Rodrigo. Olhando especificamente para produtos, dados do Google Shopping desta quinta-feira mostram aumento de buscas principalmente direcionado para o smartphone Samsung Galaxy S20, Galaxy M52 e  iPhone 11.

Por fim, eletrodomésticos e eletroportáteis também têm destaque no levantamento realizado pelo Google, com termos como “geladeira brastemp frost free”, “cervejeira electrolux”, lava roupas, dolce gusto e fritadeira sem óleo.

Em relação aos móveis, uma das principais categorias da Black Friday do último ano, há aumento de buscas em categorias como cama box e guarda-roupa. “Agora que as pessoas têm uma visão um pouco melhor do modelo de trabalho, elas estão tomando decisões mais acertadas do que elas precisam dentro de casa”, diz Rodrigo.

Ampliando o olhar para as buscas, o Google também mostra quais são as 10 categorias com maior crescimento de buscas na semana de 14 a 20 de novembro ante o mesmo período do ano anterior. Nesse sentido, o topo do ranking é ocupado mais uma vez por Moda (+34%), Esportes e Lazer (+23%) e Bebidas (+17%).

Semana de 14 a 20 de novembro vs. mesmo período do ano anterior

1 – Moda  (+34%)

2 – Esportes e Lazer (+23%)

3 – Bebidas (+17%)

4 – Eletroportáteis (+11%)

5 – Beleza e Saúde (+155)

6 – Alimentos (+9%)

7 – Perfumaria (+6%)

8 – Eletrodomésticos (+4%)

9 – Cama e banho (+3%)

10 – Bebê (+3%)

A Black Friday do cashback

Se em 2020 o frete grátis foi a “grande estrela”  da Black Friday, em 2021 é o cashback que mais está presente na mente dos consumidores na hora de procurar on-line por ofertas. Ainda olhando para os dados do Google de 14 a 20 de novembro versus o mesmo período do ano anterior, a procura por cashback cresceu 38%, superando todas as demais condições comerciais analisadas.

Ainda assim, o frete grátis tem alta em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo a preocupação dos brasileiros com custos para entrega em um momento de inflação elevada.

Busca por condições comerciais:

  • Promoção (-4%)
  • Cupom (+7%)
  • Frete grátis (+3%)
  • Cashback (+38%)
  • Retire na loja (+6%)
  • Frete rápido (-17%)

E o varejo físico?

Para monitorar as vendas nas lojas físicas, o Google conta com ferramentas que possibilitem à plataforma entender o fluxo de pessoas que vão para os locais físicos após verem um anúncio online. por exemplo. Para a Black Friday, algumas lojas específicas receberam uma nova função, em que é possível ter mais detalhes sobre geolocalização e o reflexo disso nas lojas físicas. “Por enquanto, não são todas as lojas, mas algumas para testar essa nova função”, diz André Silva, gerente de engenharia comercial do Google Brasil.

Além disso, a companhia realizou uma pesquisa recente com foco nas principais razões pelas quais consumidores vão às lojas físicas ou realizam uma compra on-line. Do lado presencial, os principais motivos apontados foram “não esperar tanto” ou “saber se o produto está em perfeitas condições”. Já do lado do varejo digital, prevalece a oferta exclusiva para o site — mostrando que o brasileiro já entendeu os esforços de marketing das marcas ao longo dos últimos anos para comprar de forma digital.

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E-commerce: Confira cinco dicas para uma Black Friday mais confiável

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É preciso planejar e tomar sua decisão de compra; para isso, fique por dentro das dicas que te ajudarão nesse momento

Esta promete ser a maior Black Friday de todos os tempos, com alta de 18% em faturamento, segundo a Neotrust (Leandro Fonseca/Exame)

Por Andrea Fernandes*

Muita gente vem me perguntando qual é o melhor momento para comprar na Black Friday.

Preciso admitir que eu mesma me faço esta pergunta. Neste ano, por exemplo, quero comprar uma máquina de café expresso de presente para o meu pai (não é spoiler!) — e ainda não encontrei aquela oferta incrível.

O certo é que, com a Black November, ficou muito mais fácil planejar. O consumidor ganhou tempo para pesquisar e tomar sua decisão de compra.

Um bom primeiro passo é observar os varejistas comprometidos com entrega/troca/devolução. Afinal, trata-se de um direito do consumidor. Posso dar meu testemunho: no ano passado, comprei uma impressora e dias depois vi o mesmo modelo, exatamente na mesma loja, a um preço muito mais barato. Não tive dúvidas: pedi a devolução e fiz nova aquisição. E a loja cumpriu direitinho o combinado.

Essa promete ser a maior Black Friday de todos os tempos, com alta de 18% em faturamento, segundo a Neotrust.

Para te ajudar a ter uma boa experiência, compartilho aqui cinco dicas.

1-Considere o valor total da compra

Todo mundo ama frete grátis. Eu também amo! Mas vale ficar de olho: tem vezes que o chamado “frete grátis” já está embutido no preço. Então, regrinha bem básica para comparar e decidir: avalie o valor total da compra, somando preço do produto e do frete.

2-Desconfie de preços muito baixos

Ninguém tem dúvidas: a principal atração da Black Friday é o preço. Se for absurdamente baixo, vale um cuidado a mais — pode ser sinal de fraude. Faça uma busca em outros sites. Pesquisar bem é fundamental para não cair em uma cilada. E antes de clicar, verifique se o site da oferta tentadora é mesmo confiável.

3-Cuidado com o phishing

Esse tipo de fraude ganha sofisticação. Basicamente, os golpistas lançam milhões de iscas. Podem ser e-mails, SMS, mensagens via Whatsapp ou em redes sociais. Elas vêm com links falsos, que simulam uma promoção ou um cupom de desconto, levando para uma loja falsa. O objetivo, claro, é pescar seu dinheiro e capturar seus dados: CPF, identidade, conta corrente, números do cartão de crédito e senhas. É um ilusionismo que fisga a gente pelo impulso. Todo mundo pode cair — por isso vale redobrar a atenção. Evite abrir links que cheguem por e-mail ou Whatsapp. Procure sempre o site oficial do varejista.

4-Procure canais confiáveis

Como saber se a empresa é confiável? Uma recomendação é observar se os sites contam com certificações de segurança reconhecidas pelo mercado. Mas vou falar aqui de uma dica que conheço bem, porque foi desenvolvida pelo T.Group. É o selo Confi. Para receber essa certificação, as empresas passam por um rigoroso processo de análise — são avaliados mais de 700 critérios. Essa certificação já foi dada a mais de três mil estabelecimentos, que vão das gigantes (Magalu, O Boticário, Marisa e Fast) até varejistas de pequeno e médio portes. O aplicativo, inteiramente gratuito, também emite notificações em tempo real para consumidores e varejistas sobre possíveis fraudes em compras. Ou seja, se alguém estiver tentando se passar pela Andrea ao adquirir um produto, essa fraude pode ser identificada.

5-Cuidado com o método de pagamento

O Banco Central acaba de anunciar medidas para ampliar a segurança do Pix. E isso é ótimo. Afinal, a ferramenta deve ser, já nesta Black Friday, segundo a Neotrust, o segundo meio de pagamento mais usado. Mas vale ficar atento. O Pix é muito difícil de ser rastreado e, em alguns casos, você pode ser direcionado para dados falsos, fazendo uma transferência para golpistas. Em caso de dúvida, um bom refúgio é o cartão de crédito, onde você conta com o suporte de uma instituição financeira. Nessa Black Friday, as tentativas de fraudes devem aumentar. Mas a maioria vai fracassar — assim como no ano passado. Dados da Clearsale mostram que a edição de 2020 foi 77% mais segura. A maioria – dos consumidores e dos varejistas — é boa e sempre será. Tome seus cuidados e boas compras.

*Andrea Fernandes é CEO do T.Group

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