Na quarta-feira, dia 25, o Congresso Nacional apresentou uma situação cheia de contradições. Enquanto a Câmara dos Deputados se prepara para votar a revogação do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e de outros tributos, o Senado pretende analisar uma proposta para ampliar o número de deputados, passando dos atuais 513 para 531.
A revogação do aumento do IOF e outros impostos forçará o governo a promover mais cortes orçamentários para manter o equilíbrio fiscal. A oposição não mostra preocupação com isso, argumentando que o governo já gasta demais e precisa reduzir despesas.
O mais contraditório é que o próprio Congresso, que cobra austeridade do governo, planeja incrementar seus próprios custos. O aumento de deputados implicará um gasto extra de R$ 64,6 milhões anualmente. Essa disparidade entre discurso e prática é o foco da análise do JBrNews nesta edição, apresentado por Rudolfo Lago.