Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a 4ª sessão legislativa da 57ª legislatura — o último dos quatro anos que compõem o período iniciado em 2023.
A cerimônia ocorrerá às 15 horas no Plenário da Câmara, presidida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A presença do presidente da República durante a entrega da mensagem é facultativa. Geralmente, o Palácio do Planalto encaminha o conteúdo por meio de um representante do Poder Executivo.
Após a leitura da mensagem presidencial, o representante do Supremo Tribunal Federal (STF) apresentará suas considerações.
Em seguida, discursará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A sessão será concluída com a fala de Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não usarão a palavra.
Tradição
A abertura da sessão legislativa é antecedida por um ritual histórico remanescente da inauguração da República.
O ritual compreende a revista das tropas, execução do Hino Nacional, disparo de salvas de canhão e a presença dos Dragões da Independência na escadaria do Congresso, uma unidade militar criada por Dom João VI em 1808.
