20.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/11/2024
--Publicidade--

Congresso discute retomada de bares e restaurantes

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.2 °
94 %
1kmh
75 %
seg
22 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
20 °

Em Brasília

 

Foto: Vinicius de Melo
Por Lívio di Araújo

Pela primeira vez, o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) teve início na noite desta terça-feira (25) de forma online e totalmente gratuita. O evento, que chegou em 2020 a sua 32ª edição, tem como tema o “futuro da alimentação fora do lar”. Com discursos que enfatizaram as dificuldades do setor com a pandemia do novo coronavírus e a importância do segmento para a retomada da economia, o jantar de abertura contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do vice-governador do DF, Paco Britto.

Responsáveis por cerca de 6 milhões de empregos em todo o Brasil, bares e restaurantes do País – mais de 1 milhão de empresas – fazem parte de um dos setores que mais sofreu com a onda de infecções da Covid-19 no mundo. “Nosso setor está arrasado, quebrado. Um terço das nossas empresas não reabrirão as portas.  E somos os maiores empregadores do Brasil”, lembrou o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Porém, ele agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro pelo empenho em encontrar formas para salvar o setor durante a pandemia. “A previsão era o caos social, a perda de 3 milhões de empregos, um quadro dramático. Mas o presidente nos ouviu e, graças às atitudes que foram tomadas no momento certo, conseguimos salvar 1,5 milhão de postos de trabalho”, frisou. Solmucci se referiu à edição de Medidas Provisórias como a MP 936, que flexibilizou contratos de trabalho e autoriza que empresários e funcionários firmem acordos de redução de jornada de trabalho e salário.

Para Bolsonaro – que lamentou as 115 mil mortes por Covid-19 no país durante seu discurso -, a economia tem que voltar “a pegar”. “É duro fechar estabelecimentos comerciais, e vamos continuar fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para não acontecer isso”, afirmou. O presidente ressaltou a importância do setor para a “busca da normalidade na economia” e criticou, sem nominar governadores, o fechamento do comércio nas cidades brasileiras. “A falta de emprego leva a depressão que leva a mortes. É o efeito colateral dessas atitudes”, disse. “Temos que enfrentar o problema. Mesmo depois da vacina, vamos ter que conviver com a Covid-19”, completou.

Em defesa da reabertura “gradual e responsável” do comércio, após o fechamento que frisou “ter sido necessário num primeiro momento”, o vice-governador do DF lembrou que o setor de bares e restaurantes sempre tiveram portas abertas para o diálogo junto ao GDF, além de mencionar a importância do segmento para a economia local.

Foto: Vinicius de Melo

“Neste momento em que todos estamos tendo que nos reinventar, que cumprir os protocolos de segurança, agradeço, em nome do governador Ibaneis, o empenho do setor tão importante para a economia, para o desenvolvimento e geração de empregos e impostos para a capital”, frisou Paco Britto.

O Congresso

Até o dia 28 de agosto, o 32º Congresso Nacional da Abrasel apresentará palestras, painéis e debates com os principais líderes empresariais e da gastronomia do país compartilhando suas trajetórias e conhecimento. Só na noite de abertura, 48,5 mil pessoas já haviam feito inscrição no congresso online. O evento contará, ainda, com aulas-show com grandes chefs da gastronomia que vão ensinar, de forma simples e rápida, técnicas e receitas, além de dividir com o público suas histórias de sucesso.

Em uma iniciativa inédita, o congresso oferecerá também uma feira virtual, onde estandes com fornecedores de produtos e serviços, interação com vendedores, programação paralela de palestras e promoções exclusivas estarão disponíveis aos usuários com apenas um clique. “Estamos animados na busca de soluções para empresários de bares e restaurantes e o Sebrae tem oferecido palestras de marketing digital e outras formas para melhorar as vendas com o mundo digital. Estamos retomando”, frisou o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles – que participou do evento de forma remota, por meio de um telão.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -