A reunião desta quinta-feira (27/11) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou com uma grande desordem entre os parlamentares. O tumulto teve início quando o presidente da Comissão, Senador Carlos Viana (Podemos-MG), propôs um acordo para o adiamento da votação de requerimentos, especialmente o que solicitava a convocação do Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Logo depois, o deputado Zé Trovão (PL-SC) questionou aos colegas: “Considerando que a convocação de Messias foi retirada, gostaria que a esquerda, o PT e os partidos de centro esclarecessem se irão votar pela convocação na próxima quinta-feira ou estão apenas fazendo jogo político?”.
Durante aproximadamente dez minutos houve uma intensa discussão, que só foi encerrada após Senador Carlos Viana pedir respeito entre os parlamentares e ameaçar desligar os microfones. Na sequência, a sessão prosseguiu normalmente.
Escândalo no INSS
O escândalo envolvendo o INSS foi inicialmente divulgado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas desde dezembro de 2023. Três meses depois, o portal revelou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidades de aposentados havia alcançado R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações enfrentavam milhares de processos por fraudes relacionadas às filiações de segurados.
Essas investigações motivaram a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e subsidiaram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram citadas pela PF na representação que resultou na Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, que levou às demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Durante a discussão, houve uma troca de acusações intensas entre os parlamentares da base e da oposição, com ofensas mútuas. Foram mencionados o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio a gritos e palavras de baixo calão.
