28.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

Confusão em UPA termina com 4 detidos por racismo

Brasília
céu pouco nublado
28.5 ° C
29.5 °
28.5 °
23 %
3.1kmh
20 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
28 °

Em Brasília

Goiânia – No sábado à noite (24/8), uma confusão na Unidade de Pronto Atendimento Noroeste (UPA), localizada no Jardim Curitiba I, resultou na prisão de quatro pessoas. O incidente ocorreu durante o atendimento de um caso grave na capital goiana.

O grupo, aparentemente familiar, ficou irritado quando os socorristas deram prioridade a uma vítima em estado mais crítico, furando a fila de espera. Durante o tumulto, uma mulher agrediu um militar com um tapa no rosto, e um enfermeiro foi ofendido com palavras de teor racial. Pessoas que estavam no local registraram o ocorrido.

Ofensas e agressões

Um enfermeiro da UPA relatou à Polícia Militar que sofreu ataques verbais com teor racista e homofóbico, além de ameaças físicas contra ele e bombeiros. Durante a confusão, o celular funcional da unidade foi roubado, mas recuperado posteriormente pelos policiais. O mobiliário da recepção também foi danificado.

Intervenção policial e situação na unidade

Conforme a Polícia Civil de Goiás (PCGO), quando os bombeiros chegaram para atender uma emergência, as pessoas na fila protestaram contra a prioridade dada ao paciente mais grave. Um dos envolvidos buscava atendimento por um corte em um dedo, que foi tratado sem complicações.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, após a abertura do atendimento, o paciente com ferimento invadiu a área de triagem exigindo atendimento imediato, acompanhado por três pessoas.

Medidas tomadas

Os quatro foram conduzidos à Central de Flagrantes e respondem por injúria racial, desacato, agressão e furto. Até o momento, continuam detidos, e seus nomes não foram divulgados, impossibilitando contato com suas defesas.

Veja Também