Nos últimos dias, cidades da Sérvia têm sido palco de intensos protestos anti-governo. No sábado (16/8), as manifestações se agravaram, com confrontos violentos entre manifestantes e a polícia, que respondeu com força exagerada, conforme reportado pelo The Guardian.
Esta é a quarta noite consecutiva de protestos em várias cidades, incluindo a capital, Belgrado. Para conter os embates entre grupos opostos, a polícia recorreu ao uso de gás lacrimogêneo.
Devido à escalada da violência, há relatos de dezenas de pessoas feridas e centenas de detidos durante a semana. As manifestações contra a corrupção no país ocorrem há cerca de nove meses, tendo sido pacíficas até recentemente.
O presidente sérvio, Aleksandar Vučić, falou à TV para enviar uma mensagem aos protestantes, afirmando que o Estado prevalece sobre as mobilizações e elogiando a resposta policial nas ações.
“Estamos numa etapa difícil, de frustração e impotência, em que as autoridades só oferecem repressão com espancamentos, uso de cassetetes e outras medidas duras.”, declarou o presidente.
Vídeos compartilhados nas redes sociais exibem agentes utilizando escudos e cassetetes para conter os manifestantes.