18.5 C
Brasília
quarta-feira, 21/01/2026

Conflito Entre Moradores e Academia na QI 15 do Lago Sul

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
19.5 °
18.5 °
94 %
3.1kmh
75 %
qua
23 °
qui
21 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
19 °

Em Brasília

A comunidade que vive na QI 15 do Lago Sul vem enfrentando problemas causados pela academia localizada na mesma região. Os moradores reclamam que as ruas próximas às suas casas estão sendo muito utilizadas pelos carros dos clientes e funcionários da academia. Além disso, relatam situações desconfortáveis por conta de abordagens agressivas e a sensação de falta de segurança.

Filipe Rizzo, que mora ali há quase 20 anos, explicou que a academia funciona com uma grande quantidade de alunos, cerca de 800, mas possui apenas 30 vagas de estacionamento. Isso acaba provocando transtornos, já que não há espaço suficiente para tantos carros, especialmente porque outros estabelecimentos comerciais também funcionam no mesmo local.

Apesar das queixas feitas à administração, a academia iniciou suas atividades sem solucionar o problema de estacionamento nas ruas residenciais. Segundo Filipe, os manobristas e clientes frequentemente estacionam nas ruas próximas às residências, e as promessas de corrigir essa situação não foram cumpridas.

A situação veio a piorar quando um dos moradores, Filipe, foi confrontado de forma agressiva por um prestador de serviços ligado à academia ao tentar reclamar do estacionamento irregular. Houve até registros visuais do episódio, e ele registrou boletim de ocorrência.

Embora o proprietário da academia tenha se mostrado disposto a tentar resolver a situação, a comunicação tem sido difícil, com mensagens de tom agressivo registradas pelos moradores, o que aumentou o desconforto e a preocupação da comunidade.

Ações das Autoridades

A vizinhança tem buscado auxílio em órgãos oficiais, como a Secretaria de Ordem Urbanística, a Administração Regional e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal. O Departamento de Trânsito esclareceu que os problemas são relacionados a infrações de estacionamento e declarou que intensificará a fiscalização local. A Secretaria responsável pela ordem urbanística informou que a academia possui licença para funcionar e que não há ocupação irregular da área pública.

Impactos na Vida dos Moradores

Renato Lobo, outro morador da região, reforça que a presença constante de veículos nas ruas residenciais traz desconforto e insegurança, além de dificultar a passagem de veículos essenciais, como o caminhão de lixo. Segundo ele, a dinâmica do bairro mudou muito, e muitos moradores perderam a sensação de privacidade e tranquilidade.

Renato também aponta que a quantidade de carros impacta na valorização dos imóveis da região, que pode ser afetada negativamente por conta do problema causado pelo estacionamento inadequado.

Posição da Academia

A academia afirmou possuir um estacionamento próprio com 30 vagas e serviço de manobrista profissional, que não utiliza as ruas residenciais para estacionar. Os clientes e funcionários que preferem não usar o serviço de valet são orientados a estacionar em áreas comerciais próximas, embora isso não possa ser imposto.

Além disso, a academia declarou manter diálogo aberto com a comunidade e órgãos responsáveis, adotando práticas para minimizar os transtornos e cumprindo as normas vigentes, buscando equilíbrio entre suas atividades e o bem-estar dos moradores.

Veja Também