Manifestantes e polícia enfrentaram-se em Londres na sexta-feira (22/8), durante protestos contra o uso de hotéis para acomodar pessoas que buscam asilo no Reino Unido.
O sistema de asilo oferece abrigo a quem escapa de guerras, perseguições ou violências em seus países. Na Inglaterra, esses refugiados estavam hospedados em hotéis temporários.
Cidades inglesas como Bristol, Exeter, Tamworth, Cannock, Nuneaton, Liverpool, Wakefield, Newcastle upon Tyne, Horley e Canary Wharf viram manifestações com o lema “Abolir o Sistema de Asilo”.
Os protestos aumentaram após um incidente envolvendo um hóspede de hotel acusado, mas que nega, de tentar beijar uma menina de 14 anos.
Confrontos e contramanifestações
Em Newcastle upon Tyne, por exemplo, grupos pró e contra imigração se reuniram em frente a hotéis usados para acolher solicitantes de asilo, aumentando as tensões sobre as políticas governamentais de imigração.
Em Bristol, policiais montados tiveram que intervir para separar manifestantes anti-imigração e contra o racismo em confrontos no Castle Park.
Cerca de 200 manifestantes contra a imigração enfrentaram 50 participantes do grupo Stand Up to Racism em Horley, Surrey.
Mobilização policial
A polícia de Londres informou nas redes sociais que deslocou agentes para as áreas das manifestações, garantindo que os protestos ocorressem de maneira pacífica e que não houve prisões, pelo menos em Orpington.