O ano de 2026 contará com 10 feriados nacionais distribuídos ao longo do calendário anual. Essas datas são importantes para o planejamento de viagens, eventos e a organização da agenda pessoal em todo o Brasil. Em 2026, muitos feriados cairão às quintas-feiras, sextas-feiras e terças-feiras, o que facilita a possibilidade de emendar os dias de folga para os trabalhadores.
As datas dos feriados nacionais em 2026 são:
- 1º de janeiro (quinta-feira) – Ano Novo
- 3 de abril (sexta-feira) – Sexta-Feira Santa
- 21 de abril (terça-feira) – Dia de Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
- 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira) – Dia de Finados
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
- 20 de novembro (sexta-feira) – Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
Embora o Carnaval (16 a 18 de fevereiro) e o Corpus Christi (4 de junho) não façam parte da lista oficial de feriados nacionais, muitas cidades os consideram pontos facultativos ou feriados municipais, especialmente para servidores públicos.
Alguns desses feriados acontecem próximos ao fim de semana, possibilitando feriados mais longos que podem ser utilizados para viagens, descanso ou momentos com a família. Durante esses períodos, é comum que destinos turísticos, hotéis e companhias aéreas observem aumento na demanda.
Além disso, 2026 será ano de Copa do Mundo, o que também pode impactar o planejamento de folgas, visto que muitos brasileiros desejam acompanhar as partidas durante o evento esportivo.

