28.5 C
Brasília
quinta-feira, 27/11/2025




Conferência debate futuro da agricultura familiar no DF

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
51 %
3.6kmh
75 %
qui
27 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
29 °

Em Brasília

A 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Distrito Federal reuniu na quarta-feira (26) cerca de 80 participantes, entre produtores, representantes de associações, técnicos, gestores públicos e parceiros institucionais. O foco do encontro foi discutir políticas e estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar. A conferência no DF foi uma etapa preparatória para o evento nacional organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).

Amanda Venturim, extensionista rural da Emater-DF, explicou que o principal objetivo é construir uma agenda política estratégica que promova a transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do meio rural do Brasil. Ela destacou a importância deste momento para a comunidade rural, onde foram criadas propostas de políticas públicas que atendam aos interesses da população rural do DF.

Os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir os seguintes temas: o papel da agricultura familiar diante das mudanças climáticas; a transformação agroecológica dos sistemas alimentares e o fortalecimento da agricultura familiar; reforma agrária e o direito à terra, água e território; cidadania e qualidade de vida; e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.

Loiselene Trindade, diretora executiva da Emater-DF, ressaltou a grande importância da conferência para fortalecer o campo. Segundo ela, é fundamental discutir ideias, criar propostas novas e avaliar os rumos das políticas públicas direcionadas aos produtores rurais, valorizando a construção coletiva desse processo.

Sófia Carvalho, jovem produtora da Associação de Produtores do Lago Oeste (Asproeste), destacou que debates como esse são essenciais para o diálogo direto e transparente com quem está na ponta, os agricultores familiares. Ela ressaltou os desafios constantes enfrentados e a busca por soluções práticas.

Samuel de Albuquerque, representante da Condraf, reforçou o papel da conferência como um canal de escuta e diálogo para a formulação de uma agenda política voltada para a transformação agroecológica dos sistemas alimentares e o desenvolvimento local. Ele explicou que os sistemas alimentares impactam a permanência das famílias no campo e o acesso a alimentos saudáveis nas cidades, defendendo um modelo que respeite o meio ambiente, valorize a agricultura familiar e assegure soberania alimentar.

Lukas Nunes de Lima, superintendente de Desenvolvimento Agrário no Distrito Federal pelo MDA, lembrou que o DF voltou a ter acesso ao crédito rural após anos sem essa oportunidade, com a retomada do Pronaf A, Pronaf B e microcrédito. Ele destacou o retorno de políticas importantes, como o Programa de Aquisição de Alimentos, e reforçou a necessidade de que as propostas aprovadas na conferência representem efetivamente o Distrito Federal.

*com informações da Emater-DF




Veja Também