A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conexão do sistema isolado de energia de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN) será efetivada em 1º de janeiro de 2026. A data foi confirmada nesta terça-feira, 9, marcando um passo importante com a operação comercial das instalações necessárias para a interligação completa dos sistemas.
Os responsáveis pela geração de energia devem finalizar a instalação e funcionamento dos Sistemas de Medição para Faturamento (SMF) até, no máximo, 30 de junho de 2026. Nesse mesmo prazo, deve ocorrer a inscrição, cadastramento e modelagem dos ativos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Se houver irregularidades, os responsáveis podem sofrer penalidades, inclusive suspensão da operação comercial. A linha de transmissão que liga Manaus a Boa Vista completou o mapa energético brasileiro, integrando Roraima, o último estado que ainda operava isolado. Para isso, foram investidos R$ 3,3 bilhões em cerca de 725 km de extensão, conforme o Ministério de Minas e Energia (MME).
A distribuidora atual de energia em Roraima é a Roraima Energia, enquanto a Eletronorte administra as instalações na subestação de Boa Vista, anteriormente fora do sistema integrado. Com essa conexão, várias usinas térmicas poderão ser desligadas, o que trará economia para o setor elétrico.
Estadão Conteúdo.

