Milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal serão beneficiados com a expansão das ações de telemedicina promovidas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF). Essa melhoria será possível graças à doação de 38 novos computadores pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF).
“Esses equipamentos vão facilitar a comunicação entre médicos especialistas e das unidades locais”, explicou a gerente de Comando Estratégico da Diretoria de Atenção à Saúde do IgesDF, Lillian Campos. “Isso resulta em diagnósticos mais rápidos e decisões clínicas mais seguras, o que melhora diretamente o atendimento ao paciente.”
Os computadores vão fortalecer as atividades de teleconsulta e teleinterconsulta nas unidades da rede, acelerando os diagnósticos, diminuindo o tempo de espera e elevando a qualidade do atendimento em todo o serviço público. Rafael Vitorino, secretário da Secti-DF, destacou o orgulho em contribuir com iniciativas que unem tecnologia e saúde, ressaltando que isso mostra que o caminho adotado é o correto.
Na cerimônia de entrega, Maria Célia Leão Neto, mãe da vice-governadora Celina Leão, que a representou, elogiou a ação, afirmando que essa doação aproxima o atendimento da população e fortalece a saúde pública, e enfatizou a necessidade de também equipar as unidades de pronto atendimento (UPAs).
Cléber Monteiro, presidente do instituto, reforçou que o foco está no paciente, buscando reduzir o tempo de espera, otimizar o fluxo e ampliar o acesso a atendimentos especializados, ressaltando que essa doação é mais um passo para construir uma rede eficiente e humanizada.
Telemedicina
O IgesDF oferece dois tipos de atendimento remoto: teleinterconsulta e teleconsulta. Ambas têm como objetivo melhorar o cuidado dos usuários do SUS, fortalecer a Atenção Primária em Saúde (APS) e obter melhores resultados clínicos pela rede do Distrito Federal.
A teleinterconsulta é um serviço de apoio diagnóstico entre médicos, conectando especialistas com generalistas das unidades de saúde para agilizar o tratamento dos casos, evitar encaminhamentos desnecessários e aumentar a resolução dos atendimentos locais.
Com a nova infraestrutura, será possível ampliar os postos de trabalho virtuais e continuar emitindo os pareceres médicos em até 48 horas, promovendo um cuidado integrado e centrado no paciente.
Lançada em maio deste ano, a teleconsulta oferece atendimento remoto a pacientes classificados como “verdes”, ou seja, com queixas leves. Até agora, o serviço realizou 9.618 consultas, proporcionando acolhimento, acompanhamento e orientação médica à distância.
Esse serviço tem ajudado a reduzir a demanda nas emergências e melhorar o fluxo dos usuários dentro do SUS. Conforme destacou o presidente do IgesDF, a teleconsulta combina eficiência com acolhimento, permitindo cuidar melhor, mais rápido e mais próximo de quem precisa.
Projeto Reciclotech
Essa iniciativa faz parte do Projeto Reciclotech, programa da Secti-DF que promove inclusão digital e sustentabilidade por meio do reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e do fortalecimento de projetos tecnológicos em órgãos públicos e instituições sociais.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação lembrou que o Reciclotech mostra como é possível unir sustentabilidade e inovação para criar políticas públicas que realmente melhoram a vida das pessoas.
Com informações do IgesDF
