Por Vítor Ventura
redacao@grupojbr.com
Desde o início do ano, os patinetes elétricos começaram a ser muito usados pelos moradores do Distrito Federal como uma forma prática de se locomover. Contudo, usar esses veículos de maneira errada pode causar acidentes sérios. Dados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) mostram que o Hospital de Base (HBDF) atendeu 34 pessoas que sofreram acidentes com patinetes entre abril e agosto de 2025.
Em abril, foram 11 atendimentos relacionados a acidentes com patinetes. Em maio e junho, foram 6 casos em cada mês, 7 em julho e 4 até o dia 19 de agosto. O chefe de Ortopedia do HBDF, Rodrigo do Carmo, alerta para o uso irresponsável dos patinetes. “Quando se aluga um carro, há seguro para acidentes. Isso não existe para patinetes”, explicou.
Além das fraturas graves, muitos pacientes apresentam contusões e torções que exigem exames, consultas e fisioterapia. Rodrigo do Carmo destaca que esses casos impactam tanto a vida dos pacientes quanto o trabalho dos profissionais de saúde.
Evite acidentes usando o patinete corretamente
Embora seja um meio de transporte prático, o patinete elétrico pode ser perigoso se usado de maneira inadequada. O Hospital de Base reforça que é importante seguir regras simples para se proteger. Velocidade máxima permitida para circulação é de 40 km/h. Também é fundamental usar equipamentos de proteção, como capacete, luvas e joelheiras, que ajudam a prevenir lesões graves e podem salvar vidas.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do Distrito Federal monitora as empresas de aluguel de patinetes e aplica notificações quando há irregularidades. A empresa JET, por exemplo, mantém equipes nos principais pontos de uso para garantir o cumprimento das regras. O serviço só está disponível para maiores de 18 anos, que aceitam os termos de uso. Em caso de infrações, o usuário pode ter a conta suspensa ou bloqueada. A circulação é regulamentada pela Resolução nº 996/2023 do Contran.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) destaca algumas regras importantes: nas áreas de pedestres, como calçadas, a velocidade máxima é 6km/h. Nas vias locais, os patinetes devem andar na mesma direção dos veículos, perto da lateral da pista, seguindo as regras dadas às bicicletas. Também só é permitido um usuário por patinete; transportar outra pessoa é proibido.
Por fim, a Semob reforça que os patinetes elétricos são uma boa opção para se integrar ao transporte público, especialmente para trajetos curtos.