O auditório do prédio PO 700, sede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), recebeu, nesta quarta-feira (20), uma palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres mais comuns na rede pública. O tema desta vez foi o câncer de pulmão, em referência à campanha Agosto Branco.
A palestra foi conduzida pela oncologista do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Janice Freitas. Ela falou sobre formas de prevenção, sintomas, métodos para identificar a doença e um pouco da história do combate ao câncer de pulmão no mundo. Janice destacou a importância de combater o uso do cigarro, principalmente os eletrônicos, que têm sido muito usados por jovens.
Foram apresentados os fatores que aumentam o risco de câncer de pulmão, como a exposição ao amianto, fatores genéticos e a inalação do gás radônio, que é radioativo e natural. Porém, o principal motivo ainda é o tabagismo.
Janice Freitas alertou que não existe um limite seguro para o consumo de cigarro, e que até quem fuma passivamente está em risco. Ela ressaltou que o melhor é buscar ajuda para deixar de fumar.
Este ciclo de palestras começou em maio de 2025 e terá encontros mensais até o final do ano, abordando os tipos de câncer mais frequentes na rede pública.
*Informações da Secretaria de Saúde