A visão dos brasileiros sobre a situação econômica ainda é mais negativa do que positiva, de acordo com uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 12. Cerca de 43% dos entrevistados disseram que a economia piorou no último ano, 32% acham que continuou igual e 24% acreditam que melhorou. Para o próximo ano, há um pouco mais de otimismo: 42% esperam que a economia melhore, 35% pensam que vai piorar e 18% acreditam que vai ficar estável.
A pesquisa também mostra como o brasileiro percebe a inflação e o mercado de trabalho. Sobre os preços dos alimentos, 58% acham que subiram no último mês, uma queda em relação aos 63% registrados em outubro. Aqueles que acham que os preços ficaram iguais representam 23%, e 17% dizem que caíram.
Sobre emprego, metade das pessoas entrevistadas (50%) acha que ficou mais difícil conseguir trabalho hoje em comparação a um ano atrás. Por outro lado, 39% acreditam que está mais fácil e 5% acham que não mudou.
O estudo foi feito de 6 a 9 de novembro, com entrevistas presenciais de 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança.
Estadão Conteúdo
