As canetas para emagrecimento são uma das inovações recentes na área médica, com destaque para o Mounjaro – nome comercial da tirzepatida – que tem apresentado resultados promissores tanto no controle da glicose quanto na redução de peso.
O que é o Mounjaro?
Este medicamento injetável pertence a uma nova categoria de fármacos chamados agonistas duplos dos receptores GIP e GLP-1. É utilizado no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2, sendo o combate à obesidade sua principal indicação, conforme explica a endocrinologista Yohanna Luize Soares, especialista em obesidade, diabetes e distúrbios hormonais.
Ele atua em dois hormônios produzidos no intestino: o GIP (polipeptídeo inibidor gástrico) e o GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1). Esses hormônios regulam a liberação de insulina, o apetite, o esvaziamento gástrico e, consequentemente, o metabolismo da glicose e a sensação de saciedade, detalha a médica.
Entendendo a obesidade
A obesidade vai além do acúmulo de peso, pois é uma doença que afeta o corpo de maneira sistêmica. Ela ocorre principalmente devido ao desequilíbrio entre a quantidade de calorias consumidas e as calorias gastas nas atividades diárias, levando ao acúmulo de gordura corporal.
É uma condição médica caracterizada pelo aumento de gordura corporal que pode gerar várias complicações, como diabetes tipo 2, pressão alta, problemas cardíacos, colesterol alto, gordura no fígado, entre outras doenças associadas ao excesso de peso.
Apesar de ser uma doença crônica e multifatorial, que não tem cura, a obesidade pode ser tratada e controlada, segundo especialistas.
Como controlar a obesidade
- Adotar uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos que estimulem o ganho de massa muscular;
- Ter disciplina e constância no tratamento;
- Valorizar cada progresso obtido.
O tratamento com medicamentos como o Mounjaro deve ser acompanhado por profissionais capacitados para garantir a segurança e eficácia no controle da obesidade.