Você costuma levar seu celular ao banheiro? Ou colocá-lo sobre a mesa do restaurante? Talvez toque na tela logo após usar transporte público? Mesmo sendo um item indispensável no dia a dia, o smartphone é um dos principais responsáveis pela disseminação de microrganismos que podem causar diversas doenças.
Heitor Mazziero, da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), explica que os celulares acumulam muitas sujeiras e microrganismos porque estão em contato constante com as mãos e várias superfícies, que nem sempre estão limpas.
“É comum deixarmos os aparelhos em bancadas, bancos de carro, móveis e até no banheiro, lugares que apresentam diferentes níveis de contaminação”, alerta.
Essas sujeiras podem provocar alergias, irritações na pele e até transmitir infecções devido ao contato próximo com a boca e o rosto.
A boa notícia é que é possível limpar o aparelho de modo eficiente e seguro, sem prejudicar as partes plásticas ou a tela sensível. A seguir, veja dicas importantes para higienizar um dos objetos mais usados no cotidiano:
- Evite usar álcool em gel ou produtos com cloro, pois eles podem oxidar a tela e danificar o celular.
- Prefira utilizar álcool isopropílico a 70% ou detergente neutro, produtos que higienizam sem agredir as superfícies e ajudam a diminuir a quantidade de microrganismos.
Seguindo esses cuidados simples, seu celular ficará limpo e protegido contra sujeiras e germes.