Sintomas como dificuldade para respirar, espirros constantes, tosse que não passa e dor no rosto são comuns em várias doenças, especialmente aquelas respiratórias que aumentam no inverno. Mas como saber a diferença entre rinite, asma, sinusite e bronquite?
Embora todas impactem o sistema respiratório, cada doença tem causas, mecanismos e tratamentos próprios. Rinite e sinusite geralmente estão ligadas a alergias e inflamações nas vias aéreas superiores. Já asma e bronquite afetam as vias respiratórias inferiores, envolvendo inflamação e estreitamento dos brônquios, explica a bióloga Julinha Lazaretti, cofundadora da Alergoshop.
Por isso, conhecer os sinais de cada uma dessas condições é importante para entender melhor o que o corpo está dizendo, especialmente ao procurar um médico.
Rinite
É uma inflamação da mucosa do nariz causada por alergias a poeira, ácaros, pólen ou pelos de animais. Os sintomas mais comuns são espirros, coceira no nariz, nariz entupido e coriza.
Muitas vezes é confundida com um simples resfriado, o que pode atrasar o diagnóstico. A exposição frequente aos alérgenos pode piorar o quadro.
Asma
Diferente da rinite, a asma afeta os pulmões diretamente. A inflamação crônica e o estreitamento das vias aéreas causam chiado no peito, falta de ar, aperto no tórax e tosse. Esses sintomas costumam se agravar à noite, com o frio ou após esforço físico.
A asma exige acompanhamento médico constante e, frequentemente, o uso de medicamentos preventivos para evitar crises graves, destaca Julinha.