Laiz Menezes
Folhapress
Nas capitais brasileiras, o atendimento odontológico de emergência 24 horas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é oferecido de formas variadas, podendo ocorrer em UPAs, hospitais ou policlínicas, conforme apurado pela Folha junto às secretarias de saúde.
A pesquisadora Sonia Chaves, coordenadora do grupo de Saúde Bucal Coletiva da Abrasco, explica que esse serviço evita sofrimento prolongado, perda dentária e problemas graves que podem causar até a morte.
Ela alerta que uma infecção dentária sem tratamento pode se espalhar para o rosto, atingir o sangue e levar à sepse, condição fatal.
A maioria dos casos urgentes, como dor forte, infecção, abscesso, pulpite ou inchaço deve ser atendida na atenção básica, que não pode recusar atendimento nessas situações.
Já as emergências que colocam a vida em risco, como traumas sérios, fraturas faciais ou perda total de um dente, precisam de unidades especializadas com cirurgia.
Fora do horário normal, o paciente deve procurar a UPA ou emergência mais próxima; caso não haja dentista, o atendimento médico é provisório e evita automedicação, mas é fundamental buscar o dentista depois.
Em São Paulo, as urgências são atendidas em 24 UPAs, seis unidades de urgência, quatro hospitais municipais e cinco Hospitais Dia. A lista das unidades com odontologia está disponível no site da prefeitura.
No Recife, existem três emergências odontológicas 24 horas nas policlínicas Amaury Coutinho, Arnaldo Marques e Agamenon Magalhães. A Secretaria de Saúde de Pernambuco informa que o Hospital Geral de Areias oferece o serviço 24 horas e a UPA Nova Descoberta funciona das 19h às 7h.
Em Maceió, o atendimento ocorre nas UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, porém não há serviço 24 horas, com horários variados por unidade.
O Centro Odontológico de Cruz das Armas em João Pessoa oferece urgência das 19h às 7h diariamente. Salvador conta com atendimento 24 horas para emergências odontológicas no Dique do Tororó e na UPA Dr. Hélio Machado.
Em Natal, o atendimento funciona 24 horas no Centro de Referência Dr. Morton Mariz de Faria, na Unidade Mista de Mãe Luiza e nas UPAs Pajuçara e Esperança.
Goiânia oferece serviço 24h na UPA Novo Mundo e no Centro de Atenção Integral à Saúde Campinas.
Fortaleza dispõe de atendimento odontológico 24h nos Centros de Especialidade Odontológica Centro e Joaquim Távora e nas UPAs José Walter, Praia do Futuro e Canindezinho.
Em Teresina, o serviço é prestado 24 horas nos hospitais Mariano Gayoso Castelo, Ozéas Sampaio, Monte Castelo e Mocambinho, além das UPAs Satélite, Renascença e Promorar.
O Maranhão atende emergências bucais 24 horas nas UPAs Araçagi e Cidade Operária de São Luís.
Na capital do Tocantins, as UPAs Sul e Norte e o Centro de Especialidades Odontológicas funcionam 24 horas para urgências.
O Mato Grosso do Sul não possui serviço estadual de atendimento odontológico 24 horas; a responsabilidade é dos municípios.
Boa Vista oferece atendimento 24 horas no Hospital Geral Rubens de Souza Bento e no Pronto Atendimento Cosme e Silva.
No Distrito Federal, o Hospital Regional da Região Norte e o Instituto Hospital de Base atendem urgências; o Hospital Regional do Gama e o de Taguatinga funcionam em horários determinados nos fins de semana.
No Rio de Janeiro, o atendimento 24 horas está disponível no Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, no Hospital do Andaraí e no Centro Municipal César Pernetta, além das UPAs municipais.
Em Manaus, não há unidades específicas para urgência odontológica na rede municipal; fora do horário comercial, o paciente deve recorrer aos serviços estaduais.
Curitiba oferece atendimento 24 horas somente na UPA Fazendinha aos fins de semana e feriados.
O Acre conta com atendimento 24 horas nas UPAs Sobral, Distrito e Cidade do Povo.
Belo Horizonte tem serviço 24 horas no Hospital Metropolitano Odilon Behrens.
Vitória permite atendimento de urgência 24 horas no Pronto Atendimento da Praia do Suá.
Em Belém, o atendimento 24 horas ocorre em UPAs, conforme informado pela Secretaria de Saúde Pública.
Florianópolis conta com duas UPAs com atendimento odontológico 24 horas: UPA Sul e UPA Norte.
Em Rondônia, o serviço é responsabilidade dos municípios, conforme informado pelo governo estadual.
Aracaju oferece atendimento odontológico de urgência no Centro de Especialidades Odontológicas, com horários variados e funcionamento 24 horas nos feriados e finais de semana.
Macapá tem atendimento no Hospital Estadual de Santana e no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, segundo o governo do Amapá.
Cuiabá e Mato Grosso não responderam sobre o serviço.
