15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Como funciona a cadeia de custódia de provas em investigações criminais

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
12.8 °
74 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

O sexto episódio do podcast Fala Aí, DPDF, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), já está disponível para ouvir. Neste episódio, a defensora pública Andreia Leardini, que trabalha no Núcleo de Assistência Jurídica Deusa Maria de Carvalho, em Ceilândia, explica de forma clara como funciona a cadeia de custódia de provas em investigações criminais.

Andreia Leardini fala sobre como são coletadas, preservadas e analisadas as provas, que são essenciais para garantir que as evidências usadas em processos penais sejam confiáveis. Por exemplo, ela comenta sobre a importância de cuidar de um celular recolhido em uma cena de crime. A cadeia de custódia assegura que o objeto recolhido é o mesmo que será examinado e apresentado ao juiz. Isso envolve a maneira como o celular é embalado, lacrado, transportado, guardado e como as informações são extraídas.

A defensora também comenta sobre a Lei nº 13.964/2019, chamada Pacote Anticrime, que trouxe regras mais rígidas para manter a integridade das provas desde o momento em que são recolhidas até serem apresentadas no tribunal.

O podcast Fala Aí, DPDF é lançado a cada quinze dias com o objetivo de aproximar a Defensoria Pública da população, usando uma linguagem fácil de entender e oferecendo informações que ajudam a esclarecer os direitos das pessoas. Também serve como guia para aqueles que começam a trabalhar na instituição.

Celestino Chupel, defensor público-geral, destaca que o cidadão pode ouvir o Fala Aí, DPDF em qualquer lugar para saber como acessar os serviços da Defensoria Pública e conhecer seus direitos.

Conteúdo adaptado da Defensoria Pública do Distrito Federal

Veja Também