Dermatologista indica 5 medidas fáceis para não ter fissuras na boca
O inverno pode não ter começado ainda oficialmente, mas as baixas temperaturas registradas nas últimas semanas já afetam o corpo das pessoas, por exemplo, a boca.
Lábios rachados e ressecados, por exemplo, são uma das consequências das baixas temperaturas. “Os lábios ficam desidratados devido à baixa umidade do ar nesta época. Ainda temos a tendência de beber menos água devido ao frio, piorando a desidratação”, explica Adriano Almeida, médico, professor de dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Para evitar que os lábios cheguem a criar fissuras e ferimentos mais graves, o especialista indica 5 medidas para adotar no frio:
- Beber água regularmente;
- Consumir alimentos ricos em agentes hidratantes, como melancia e melão;
- Usar hidratante labial;
- Aplicar protetor solar labial;
- Observar a dentição, porque o erro de mordida pode permitir a propagação de saliva nos lábios, principalmente nos ângulos da boca.
Como principais produtos para combater lábios ressecados estão aqueles que “concentram em si hidratação e a fotoproteção. Esses produtos podem ser encontrados em drogarias“, aponta o dermatologista
Uma outra maneira de combate são os métodos caseiros, que podem ser aplicados quando forem necessários. “Pode-se usar um óleo, como de amêndoa ou coco, além de mel e também abacate”, recomenda.