Começar o ano cumprindo metas é importante. Se seu objetivo é parar de fumar, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) oferece mais de 70 locais onde você pode receber ajuda para vencer esse hábito. O atendimento é gratuito e aberto para todas as idades, sem necessidade de encaminhamento médico.
Nesses lugares, equipes formadas por diversos profissionais avaliam cada pessoa e convidam para participar de atividades como grupos de conversa e atendimentos individuais. O método principal usado é o cognitivo-comportamental, e em alguns casos, medicamentos ou terapias para substituir a nicotina podem ser recomendados.
O tratamento segue as regras do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Existem encontros estruturados que ajudam a focar no processo de parar de fumar. Quando a pessoa consegue, ela continua recebendo acompanhamento para evitar que volte ao cigarro. O tempo de tratamento varia para cada pessoa.
Dados sobre o cigarro no Distrito Federal
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é um dos maiores perigos para a saúde mundial e é a principal causa evitável de mortes, tirando a vida de mais de 8 milhões de pessoas todo ano. No Distrito Federal, levantamento de 2023 mostrou que cerca de 8,4% das pessoas maiores de 18 anos fumam, o que representa mais de 200 mil moradores. Só em 2024, o Programa de Controle do Tabagismo da SES-DF já ajudou 1.700 pacientes.
