Uma das primeiras áreas do corpo a demonstrar sinais de envelhecimento é o pescoço. É comum observar rugas horizontais, manchas, flacidez e acúmulo de gordura na região da papada nas consultas dermatológicas. No entanto, essa parte do corpo frequentemente é negligenciada nos cuidados com a pele.
De acordo com a médica Tainah de Almeida, dermatologista, especialista em rejuvenescimento e gerenciamento do envelhecimento e fundadora da Inovaderm Dermatologia Avançada, um problema comum é o chamado “pescoço de peru”, que resulta da perda de firmeza da pele e do aparecimento de bandas musculares verticais visíveis.
O pescoço é a primeira região a apresentar esse problema porque a pele aqui é mais fina, tem menos glândulas sebáceas do que a do rosto e está sempre exposta ao sol, tornando-se mais susceptível à desidratação. Além disso, a má postura, frequentemente causada pelo uso prolongado do celular, contribui para o surgimento de rugas no pescoço.
7 cuidados para melhorar o pescoço
- Inclua o pescoço e o colo na rotina diária de cuidados com a pele, aplicando hidratantes, antioxidantes e produtos antirrugas para essas áreas, assim como para o rosto. A regularidade no tratamento é essencial para resultados duradouros.