Todo atleta e quem busca manter uma boa forma precisa seguir uma dieta equilibrada. Isso porque a alimentação influencia diretamente no desempenho físico e no corpo. Contudo, quem aprecia comida japonesa muitas vezes não resiste a saborear um sushi ou um temaki ocasionalmente. Mas será que a comida japonesa realmente engorda?
A culinária japonesa tradicional inclui peixe, arroz e vegetais. Evitar o excesso de molho shoyo e frituras é essencial para preservar os benefícios desse tipo de alimentação. A quantidade recomendada varia conforme altura e peso de cada pessoa, mas, em geral, uma porção adequada pode ser cerca de 10 sashimis, segundo a nutricionista Maria Fernanda Barca Thalita Sanches.
Thalita Sanches explica que atletas podem consumir sashimi e cogumelos em porções compatíveis com seus objetivos de alta performance. No entanto, ela alerta para o consumo exagerado de molhos e alimentos fritos, pois podem ser prejudiciais à saúde.
“O excesso de molho shoyo pode causar retenção de líquidos. Além disso, muitas frituras também promovem essa retenção e podem gerar desconfortos gástricos que atrapalham os treinos e atividades físicas”, destaca a nutricionista.