Frequentemente, as pessoas mantêm o mesmo treino na academia ou praticam as mesmas atividades físicas por várias semanas antes de mudá-las. No entanto, para as mulheres, essa estratégia pode não ser a melhor.
Durante o ciclo menstrual, o corpo feminino sofre variações hormonais que impactam a energia, força, resistência, além da concentração e bem-estar emocional. Por isso, adaptar os exercícios ao ciclo pode ser mais vantajoso, realizando ajustes conforme a fase do ciclo.
“Camila Midori”, educadora física da Namu, plataforma de saúde e bem-estar, destaca que as modificações nos treinos durante o ciclo não significam reduzir o esforço, mas sim treinar de forma mais inteligente. Entender as flutuações hormonais e sua influência no desempenho pode trazer benefícios para a prática esportiva e para a qualidade de vida.
Como adaptar os exercícios ao ciclo menstrual
1. Fase menstrual (1º ao 5º dia)
Nesse período, ocorrem quedas nos níveis de estrogênio e progesterona, por isso é comum sentir cansaço, cólicas, mudanças de humor e sensibilidade emocional. Embora esses sintomas possam desmotivar a prática de exercícios, a atividade física ajuda a aliviar esses incômodos.
Recomenda-se realizar atividades leves. “Esse momento do ciclo pede exercícios de baixa intensidade, como caminhadas suaves, yoga e alongamentos, que promovem a circulação sanguínea e aliviam as cólicas, sem causar desgaste excessivo”, explica Camila Midori.
Para mais informações, continue acompanhando as orientações nas editorias de Saúde e Ciência.