Quando falamos sobre acompanhar o peso corporal, muitas pessoas ainda pensam apenas na questão estética e no emagrecimento. Entretanto, cuidar do peso vai muito além da aparência; os benefícios para a saúde são essenciais.
Obesidade é uma doença crônica que envolve o excesso de gordura no corpo, sendo tanto causa quanto efeito de outras enfermidades, comprometendo a qualidade e a expectativa de vida das pessoas afetadas. De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), as principais razões para o desenvolvimento da obesidade estão em uma alimentação desequilibrada, com alta ingestão de alimentos calóricos, e a falta de atividade física.
Além das pessoas com obesidade, todos devem monitorar o peso regularmente. Manter um peso saudável com uma dieta balanceada ajuda a prevenir doenças metabólicas como diabetes e esteatose hepática, além de proteger contra problemas cardíacos, articulares, renais, imunológicos e até câncer.
Marcella Garcez ainda destaca que, ao controlar o peso, praticar exercícios e adotar uma alimentação saudável, é possível diminuir a inflamação silenciosa do corpo, que pode causar fadiga, infertilidade, queda de cabelo, problemas de pele e doenças digestivas.
Práticas importantes para o controle do peso
A especialista aponta os erros comuns ao iniciar uma dieta para perder peso:
- Seguir dietas muito restritivas;
- Adotar modismos alimentares sem avaliação individual;
- Mudar os hábitos alimentares temporariamente;
- Ignorar a situação de saúde antes de começar a dieta;
- Manter um estilo de vida que favorece o ganho de peso;
- Tentar perder mais de 10% do peso corporal sem acompanhamento profissional.
O acompanhamento profissional e a mudança gradual dos hábitos são fundamentais para um controle do peso eficaz e saudável.