A limpeza realizada durante o réveillon no Rio de Janeiro resultou na coleta de 1.250 toneladas de lixo pela Comlurb, que finalizou a grande operação na manhã desta quinta-feira (1°). Dessa quantidade, 650 toneladas foram retiradas da praia de Copacabana. No réveillon de 2025, o volume de resíduos foi menor, totalizando 980 toneladas, sendo 508 somente em Copacabana.
Durante essa ação especial para a virada do ano, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) mobilizou 5.260 garis para trabalhar em todos os locais da festa organizada pela prefeitura do Rio. “O número de contêineres, que chegaram a 7 mil unidades, variando entre 240 litros e os maiores com 1.200 litros, foi o maior já registrado”, comunicou a Comlurb.
A empresa destacou a colaboração da população, que utilizou os contêineres estrategicamente posicionados ao longo da orla de Copacabana, facilitando o trabalho dos garis.
“Isso acelerou a limpeza e permitiu que as areias da praia e as pistas da Avenida Atlântica fossem liberadas para o público antes das 10h, totalmente limpas e sem odores desagradáveis”, afirmou a empresa.
No bairro de Copacabana, 1.500 garis usaram 500 equipamentos e veículos para realizar o serviço. A limpeza continuou até as 17h para manter o local em ordem durante o dia.
Para lavar as ruas, foi feito um esquema especial com 26 caminhões-pipa e 26 motobombas de alta pressão, o maior já feito na cidade. “A Comlurb atuou com 440 veículos e equipamentos, incluindo caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, caminhões-pipa que usam água de reúso, pás mecânicas e tratores na praia, dando suporte aos garis”, detalhou a empresa.
Pela manhã, às 6h, o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, já acompanhava a operação em Copacabana. Ele afirmou estar satisfeito porque os banhistas puderam aproveitar a praia sem lixo logo nas primeiras horas do dia. “Mais uma vez, a Comlurb demonstra a força e o comprometimento dos seus profissionais para entregar praias limpas e ruas desobstruídas antes das 10h”, destacou Jorge Arraes.
Segundo o presidente da companhia, a operação ocorreu sem problemas e o planejamento foi seguido cuidadosamente. “Estamos muito contentes com os resultados para que todos possam aproveitar a praia neste feriado”, concluiu.
*Informações da Agência Brasil.

