A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta terça-feira (16) para analisar os efeitos dos maiores devedores da União nas finanças do governo federal. O encontro está marcado para as 14 horas, no plenário 10.
A audiência foi solicitada pelos deputados Gilberto Abramo (Republicanos-MG) e Marussa Boldrin (MDB-GO). Eles destacam que a inadimplência de grandes corporações prejudica a arrecadação da União e diminui a capacidade do governo de investir em setores prioritários, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
Gilberto Abramo mencionou um levantamento divulgado pelo portal UOL, que apontou que, em 2020, os dez maiores devedores tinham uma dívida aproximada de R$ 190,7 bilhões com a União. Segundo ele, quantias desse porte, quando não arrecadadas, comprometem seriamente a possibilidade do Estado de aplicar recursos em políticas públicas essenciais.
Por sua vez, Marussa Boldrin recomendou convidar a Associação Brasileira das Companhias Abertas para aportar contribuições técnicas, jurídicas e econômicas que são fundamentais para formular soluções eficazes e equilibradas para esta questão.
