Deputado alerta para o avanço do crime organizado na economia
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados analisará nesta terça-feira (2) um projeto de lei com ações para enfrentar a infiltração do crime organizado na economia (PL 2646/25). A sessão ocorrerá às 10 horas, no plenário 6.
O debate foi solicitado pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Ele destaca que o crescimento do crime organizado no Brasil vai além da segurança pública, ameaçando diretamente a economia, a estabilidade das instituições e a concorrência justa.
Segundo o parlamentar, essas organizações movimentam valores comparáveis ao Produto Interno Bruto (PIB) de vários estados. Em 2022, as perdas provocadas por essas atividades ilegais somaram R$ 453,5 bilhões, ultrapassando o PIB de Santa Catarina. Desses prejuízos, R$ 136 bilhões correspondem a impostos não recolhidos que poderiam ser investidos em saúde, educação e infraestrutura.
“Essas perdas estão concentradas em ações ilícitas de grande escala, como a venda ilegal de combustíveis, a extração irregular de ouro, a fabricação clandestina de bebidas e o comércio ilegal de cigarros e tabaco”, explica Delegado Paulo Bilynskyj. “Grupos criminosos atuam por todo o país, afetando diretamente a vida de 23 milhões de brasileiros que convivem com essas facções e milícias em suas comunidades”.