28.5 C
Brasília
terça-feira, 26/08/2025

Comissão aprova plano para votar relatório final até 28 de março

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
24 %
4.1kmh
0 %
ter
29 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
29 °
sáb
27 °

Em Brasília

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou nesta terça-feira (26/8) o plano de trabalho, prevendo a apresentação e votação do relatório final até o dia 28 de março de 2026.

O plano foi mantido conforme acordado com o senador Omar Aziz (PSD-AM), que era considerado para presidir a comissão.

Os membros da comissão terão 180 dias para concluir as investigações, já que a comissão foi instalada em 20 de agosto. Levando em conta o recesso parlamentar de 23 de dezembro a 1º de fevereiro, o prazo final para os trabalhos será 28 de março.

Após a aprovação do plano, os parlamentares também aprovaram convites e convocações para o colegiado. Foi aceito o convite para a participação de ministros da Previdência desde 2015. Além disso, a comissão aprovou a convocação de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, assim como dos presidentes do órgão dos últimos 10 anos.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), aprovou 34 dos 35 requerimentos da pauta da reunião. Entretanto, as convocações de Careca do INSS e de Camisotti não estavam entre os requerimentos votados neste dia.

A aprovação do plano foi resultado de um acordo entre líderes da base e do governo. Inicialmente, o relator da comissão, deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), desejava a convocação obrigatória dos ministros para comparecimento. Contudo, após negociações, esses convites foram transformados em convites não obrigatórios, tornando o gesto mais cordial.

Veja Também