10.4 C
Brasília
terça-feira, 17/06/2025




Comissão aprova liberação de empréstimo consignado para beneficiários do auxílio-acidente

Brasília
céu pouco nublado
10.4 ° C
10.4 °
8.9 °
90 %
3.7kmh
18 %
ter
25 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
27 °

Em Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5528/23, que permite que beneficiários do auxílio-acidente possam contratar empréstimo consignado, modalidade na qual o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento. Este projeto modifica a Lei 10.820/03, que regulamenta essa forma de crédito.

Atualmente, apenas aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm autorização para contratar consignados.

A proposta do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) foi avaliada como constitucional pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

Alfredo Gaspar também se posicionou favoravelmente em relação a duas alterações feitas previamente pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. Uma das alterações limita essa contratação aos beneficiários cujo valor do auxílio-acidente seja igual ou superior a um salário-mínimo (R$ 1.518 atualmente).

A outra emenda define que o limite máximo para comprometimento do benefício de auxílio-acidente e do benefício de prestação continuada com crédito consignado será aumentado de 35% para 45%, distribuído da seguinte forma:

  • 35% destinado a empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis;
  • 5% para o pagamento de despesas com cartão de crédito;
  • 5% para despesas com cartão de débito.

Juros mais baixos

Natureza permanente

Próximos passos
Por ter tramitado em caráter conclusivo, o projeto pode ser encaminhado ao Senado, a menos que haja recurso para votação no Plenário da Câmara. Para que a proposta se torne lei, é necessária a aprovação em ambas as casas legislativas.




Veja Também