22.5 C
Brasília
domingo, 18/01/2026

Comissão aprova lei contra discriminação de pessoas autistas

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.3 °
68 %
1.5kmh
75 %
dom
28 °
seg
24 °
ter
20 °
qua
19 °
qui
21 °

Em Brasília

Max Lemos defendeu a aprovação do texto.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 938/25, que proíbe qualquer forma de discriminação contra pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Os membros da comissão concordaram com o parecer do relator, deputado Max Lemos (PDT-RJ), que recomendou a aprovação da proposta para alterar a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com o relator, “a medida fortalece a proteção, reduz dúvidas sobre sua interpretação e esclarece os direitos já garantidos às pessoas com TEA”.

Atualmente, a lei garante que pessoas com TEA não sofram tratamento desumano, não sejam privadas de liberdade ou afastadas da convivência familiar, e não sejam vítimas de discriminação baseada em sua deficiência.

Segundo os deputados Amom Mandel (Cidadania-AM) e Duda Ramos (MDB-RR), autores da proposta, a exigência atual de provar que a agressão ocorreu devido à deficiência dificulta a punição dos agressores.

Amom Mandel destacou que muitos casos não são punidos por não se conseguir comprovar que o ato foi motivado pela condição autista da vítima.

Próximos passos

O projeto possui caráter conclusivo, mas ainda passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Veja Também