26.5 C
Brasília
quinta-feira, 25/12/2025

Comissão aprova aumento de recursos para entidades que cuidam de pessoas com deficiência

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
55 %
3.6kmh
75 %
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °

Em Brasília

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2643/20, proposto pela ex-deputada Aline Sleutjes, que garante a destinação de recursos das loterias, como a Mega-Sena, para organizações que defendem pessoas com deficiência e grupos vulneráveis.

Atualmente, a Lei 13.756/18 direciona os lucros de três loterias esportivas, de forma alternada, para a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes), Cruz Vermelha Brasileira e Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi).

A alteração no projeto amplia as loterias cujo dinheiro pode ser repassado a essas entidades, incluindo as que geralmente arrecadam mais, como a Mega-Sena e a Quina, o que deve aumentar os fundos para ações sociais das instituições beneficiadas.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), destacou que o projeto proporcionará recursos mais significativos para organizações que oferecem serviços essenciais a milhares de brasileiros com deficiência. “Fortalecer essas instituições é também fortalecer o esporte nacional”, afirmou a deputada.

Além disso, Flávia Morais concordou em remover do texto o detalhamento sobre a divisão dos recursos das apostas de quota fixa, que já estão regulamentados pela Lei 14.790/23.

Próximos passos

Após aprovação pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o projeto seguirá para análise, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Veja Também