O comércio na região da Grande São Paulo teve um prejuízo de R$ 51,7 milhões devido à falta de energia elétrica na quarta-feira (10), segundo o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP).
Mais de dois milhões de clientes ficaram sem luz, informou a Enel, concessionária responsável pela energia na capital paulista e região metropolitana, após ventos fortes causados por um ciclone no litoral.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, explicou que os prejuízos são difíceis de quantificar porque os efeitos do ciclone não foram iguais em toda a cidade e muitas áreas ainda não recuperaram completamente a energia.
Queda nas vendas
“O principal impacto é a redução nas compras imediatas e nas compras por impulso dos consumidores”, declarou Ulisses Ruiz de Gamboa.
Na quinta-feira (11), os ventos foram mais fracos, entre 20 e 30 km/h pela manhã, muito abaixo dos 98 km/h do dia anterior. Contudo, houve uma rajada de 64,8 km/h no aeroporto de Congonhas. Ontem, várias árvores caíram sobre veículos devido aos ventos fortes. As informações foram coletadas pela Agência Brasil.

