Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, afirmou que é possível o país manter negócios comerciais fortes com a China, sem atrapalhar as negociações com os Estados Unidos, mesmo com tarifas elevadas aplicadas pelos EUA a alguns produtos brasileiros.
Ele destacou que o Brasil quer seguir com essa parceria e diálogo com a China, enquanto trabalha para aumentar as exportações para os EUA. A China é atualmente o maior comprador dos produtos brasileiros, e Alckmin ressaltou que o comércio externo ajuda a unir os povos e torna as negociações mais eficientes.
O vice-presidente também criticou as tarifas impostas pelos EUA, chamando o ato de injusto, especialmente porque os EUA têm saldo positivo na relação comercial com o Brasil. Alckmin garantiu que o país continuará buscando diálogo e acordos comerciais, respondendo às críticas feitas pelo presidente americano, Donald Trump.
Além disso, mencionou que o Brasil deve continuar a receber investimentos importantes, lembrando que sete montadoras estrangeiras abriram fábricas no país nos últimos dois anos e meio.
Estadão Conteúdo