A terceira edição do concurso Sabor de Escola começará na próxima semana, reunindo merendeiros das 14 regionais de ensino do Distrito Federal. As seletivas ocorrerão na terça-feira (23) e quarta-feira (24) na Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Plano Piloto, com dois dias de competições para mostrar o talento culinário dos profissionais da merenda escolar.
No Plano Piloto, 24 merendeiros competirão, seis por turno (manhã e tarde), preparando pratos com os ingredientes que fazem parte da merenda escolar, como frutas, iogurte natural, diferente tipos de proteína e mais de 60 itens do cardápio oficial. A competição continuará na sexta-feira (26) na CRE do Paranoá, na Escola Técnica local.
Uma novidade nesta edição é o critério de seleção: os dois finalistas de cada regional serão escolhidos pelo somatório das pontuações das apresentações, substituindo a escolha de um prato por turno. A banca de jurados contará com dois nutricionistas, dois estudantes e um chefe de cozinha, que avaliarão sabor, criatividade e valor nutricional das receitas.
A subsecretária de Apoio e Saúde do Estudante (Suape), Fernanda Matheus, destaca a importância do concurso: “O Sabor de Escola valoriza nossos merendeiros, destaca a importância da alimentação escolar e contribui para melhorias nas cozinhas das escolas. É uma chance de transformar a rotina da comunidade.”
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro, com o primeiro lugar ganhando R$ 15 mil. Além disso, as três escolas finalistas terão suas cozinhas reformadas e receberão novos utensílios para modernização.
Cronograma das seletivas
- 23 e 24/9 – CRE Plano Piloto (Escola de Sabores)
- 26/9 – CRE Paranoá (Escola Técnica)
- 30/9 – CRE Sobradinho (CEM 01)
- 2 e 3/10 – CRE Planaltina (CEM 01)
- 7 e 8/10 – CRE São Sebastião (CED Jardim Mangueiral)
- 10/10 – CRE Santa Maria (Escola Técnica)
- 15/10 – CRE Gama (CEM 02)
- 28/10 – CRE Núcleo Bandeirante (Regional)
- 30 e 31/10 – CRE Guará (CEM 01)
- 4/11 – CRE Recanto das Emas (CEF 801)
- 6/11 – CRE Samambaia (EC 425)
- 10 e 11/11 – CRE Taguatinga (ETB)
- 13 e 14/11 – CRE Ceilândia (Escola Parque)
- 17/11 – CRE Brazlândia (Escola Técnica)
