A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou na última quarta-feira (3) a imunização de grávidas contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês recém-nascidos. A vacinação está disponível nas unidades básicas de saúde (UBSs) do DF para mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem limite de idade. A indicação é que a dose seja aplicada em cada gravidez, com a meta de vacinar pelo menos 80% das gestantes.
As gestantes Stéphane Aparecida Ribeiro, de 30 anos, e Jádia Barbosa, de 27 anos, ressaltaram a importância da vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que o custo do imunizante na rede privada é alto. Para Stéphane, conseguir a vacina antes do parto foi um alívio. “Fiquei muito feliz, porque essa vacina é bastante cara e eu estava ansiosa para tê-la pelo SUS antes do nascimento do meu bebê”, declarou. Já Jádia afirmou que a vacina protege o bebê e traz tranquilidade para as grávidas.
Letícia de Oliveira, técnica responsável pela vacinação na UBS 3 de Ceilândia, destacou que a imunização das gestantes vai além do aspecto financeiro. “Há um impacto emocional muito grande. Para as mães no pós-parto, ter um bebê hospitalizado é muito difícil, especialmente para quem tem outros filhos e não tem quem cuide deles. Isso vai além do dinheiro, trata-se de uma questão social”, explicou.
As equipes das UBSs também aproveitam para atualizar a caderneta de vacinação das gestantes, incluindo imunizações contra gripe e covid-19, que podem ser aplicadas junto com a vacina contra o VSR. Eduarda Mendes, grávida de 31 semanas, recebeu as doses contra a covid-19 e enfatizou a importância da proteção para o bebê.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação de grávidas tem eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros três meses de vida do bebê. “Quando a grávida toma a vacina, os anticorpos são transferidos para o bebê através da placenta, fazendo com que ele já nasça protegido”, explica Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.
O Distrito Federal foi a primeira região a receber as vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, que comprou 1,8 milhão de doses do imunizante. Do primeiro lote, com 673 mil doses, 9.465 foram destinadas ao DF. A oferta da vacina pelo SUS, que na rede privada pode custar até R$ 1.500, foi possível graças a um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, com transferência de tecnologia para a fabricação no Brasil.
O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. De janeiro a 22 de novembro deste ano, o Brasil registrou 43,2 mil casos graves de infecção respiratória causados pelo VSR, com 82,5% das hospitalizações ocorrendo em crianças com menos de dois anos. Não existe tratamento específico para a bronquiolite, que é manejada com cuidados de suporte, como oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores.

