18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Com pouca adesão, DF tem 78,4 mil vacinas contra a gripe no estoque

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
18.5 °
17 °
100 %
1kmh
40 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
26 °
seg
23 °
ter
23 °

Em Brasília

Segundo a Secretaria de Saúde, as vacinas contra a covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas no mesmo dia. A vacina contra a gripe está disponível para a população acima de 6 meses de idade

(crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra a gripe está com baixa adesão no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, nenhum dos grupos prioritários da campanha atingiu a meta, que é de 90% do público-alvo vacinado. Em estoque, a Rede de Frio Central tem 78.400 doses. A vacina está disponível para a população acima de 6 meses de idade.

Além disso, ainda há doses nos pontos de vacinação. Os dados mais recentes são de agosto. O boletim de setembro ainda será produzido pelo GDF. Até agosto, o grupo de professores apresentava a cobertura mais elevada (76,1%), seguido dos grupos de idosos (69,3%), gestantes (65,9%), crianças (62,8%), trabalhadores de saúde (56,5%), puérperas (56,3%) e comorbidades (27,3%).

A secretaria informou que, atualmente, as vacinas contra a covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas no mesmo dia, sem necessidade de intervalos entre si. A mudança segue uma recomendação do Ministério da Saúde de 28 de setembro deste ano.

A nota técnica da pasta federal detalha que “frente à necessidade de ampliação das coberturas vacinais e minimização de oportunidades perdidas. Considerando a ampla experiência prévia com a administração simultânea de múltiplas vacinas de diferentes plataformas. Considerando já ter sido possível acumular experiência de uso das vacinas covid-19 em cenário de vida real com detalhamento do perfil de segurança destas vacinas. Tendo por base as discussões realizadas no âmbito da Câmara Técnica em Imunização da covid-19. O Ministério da Saúde opta por, neste momento, atualizar as recomendações referentes a co-administração das vacinas covid-19 com as demais vacinas em uso no país para não mais exigir o intervalo mínimo entre as vacinas covid-19 e as demais vacinas em uso no país. Desta forma as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.”

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -