Após um começo truncado, a União Europeia avançou em sua vacinação e uma série de países começa a sair do lockdown iniciado em abril. A França reabre boa parte da economia a partir de hoje
A França dá nesta quarta-feira, 18, um dos principais passos rumo à reabertura da economia após o mais recente lockdown, à medida em que uma série de países começa a reabrir mais amplamente as atividades na Europa.
Após um fechamento quase completo desde o começo de abril, a maioria das atividades não essenciais na França pode reabrir a partir de hoje, como museus, teatros, cinemas e restaurantes, embora somente para refeições no ambiente externo. O toque de recolher ainda ficará em vigor, mas será ampliado das 19h para 21h.
A reabertura vinha sendo anunciada nas últimas semanas em uma campanha do governo francês e nas redes sociais do presidente Emmanuel Macron.
No Instagram, Macron também vem propagandeando a data de 30 de junho, quando planeja que toda a economia seja reaberta.
Por enquanto, atividades como academias e atendimento em área interna de cafés e restaurantes seguirão proibidas até uma próxima data de flexibilização, em 19 de junho. O toque de recolher também será ampliado para 23h nessa data, até que seja totalmente removido no fim de junho.
Como na França, junho tem sido visto como o “mês da retomada total” na Europa, e consta no plano dos principais países do continente como data para derrubar todas as restrições. Até lá, uma série de outros países europeus têm reaberto progressivamente nas últimas semanas, autorizando comércios, partidas de futebol e até incluindo em seus planos datas para a realização de shows.