Avanço dos preços da commodity trouxe alívio ao humor nos mercados globais; moeda terminou o dia negociada por 4,07 reais
O dólar fechou em queda em relação ao real nesta terça-feira, com a recuperação dos preços do petróleo trazendo algum alívio ao humor nos mercados globais após dias de intensa preocupação. A moerda americana recuou 0,78%, a 4,07 reais, após atingir 4,05 reais na mínima da sessão.
“A volatilidade nos preços do petróleo continua sendo o principal fator influenciando o desempenho do câmbio no mundo”, disse o estrategista do Scotiabank para a América Latina Eduardo Suarez.
Os preços do petróleo voltaram a subir com força nesta sessão, em meio a esperanças de um acordo entre produtores que ajude a enfrentar o excesso global de oferta. O movimento alimentou a demanda por ativos de maior risco e levou o dólar a recuar em relação às principais moedas da América Latina.
“O apetite por risco se recuperou um pouco hoje. O mercado precisava de um dia de calma”, disse o operador de uma corretora nacional.
No cenário local, incertezas sobre a política econômica deixaram investidores com um pé atrás. O Banco Central divulga na quinta-feira a ata da reunião da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom), quando decidiu pela manutenção dos juros básicos apesar de ter sinalizado repetidamente que pretendia elevá-los em breve, em uma escolha controversa.