O governo da Colômbia comunicou que 34 militares foram capturados na área de Guaviare por ordem de uma facção dissidente das FARC, liderada pelo guerrilheiro mais procurado do país, Iván Mordisco. A declaração foi feita pelo ministro da Defesa colombiano, Pedro Sánchez, na terça-feira (26/8).
Os militares teriam sido detidos por civis possivelmente infiltrados ou coagidos por Mordisco, no município de El Retorno. Conforme informado pelo chefe do Ministério da Defesa da Colômbia, os soldados estavam retornando de uma missão na região quando foram capturados.
Como condição para a soltura dos 34 militares, os sequestradores pedem a entrega dos corpos de dez guerrilheiros mortos durante uma ação recente contra organizações que rejeitaram o acordo de paz firmado em 2016. Os corpos estão guardados em um município próximo para procedimentos forenses e legais, afirmou Sánchez.
Essa situação ocorre em meio a um aumento nos conflitos envolvendo grupos guerrilheiros, forças estatais e cartéis no país. No dia 21 deste mês, dois ataques que aconteceram no mesmo dia causaram 18 vítimas fatais e mais de cem feridos.
Um dos atentados ocorreu perto de uma base militar na cidade de Cali, utilizando um caminhão carregado com explosivos. O grupo liderado por Mordisco, que já declarou que não pretende se render, é apontado como o responsável pelo incidente.