25.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/12/2025

Colômbia: conheça as 17 vítimas do acidente com ônibus no penhasco

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
26.7 °
25.5 °
69 %
3.1kmh
75 %
seg
26 °
ter
23 °
qua
21 °
qui
20 °
sex
23 °

Em Brasília

Dezessete pessoas perderam a vida na madrugada de domingo (14/12) quando um ônibus escolar caiu de um penhasco em Antioquia, na Colômbia. A maioria das vítimas eram estudantes do ensino médio que retornavam de uma viagem de formatura, realizada nas praias de Tolú. A viagem foi organizada pelos próprios estudantes com ajuda de uma empresa de turismo.

Dentre os falecidos, estavam 16 estudantes do colégio Liceo Antioqueño, situado no município de Bello, e o motorista do ônibus, que era funcionário da empresa de transporte Precultur. Conforme reportado pelo jornal colombiano El Tiempo, o acidente ocorreu enquanto o ônibus trafegava entre Remédios e Zaragoza, na região conhecida como El Chispero.

Lista das vítimas do acidente

  1. Carlos Cardona
  2. Daniel Arismendy Fernández
  3. Jonatan Alexander Taborda (Motorista)
  4. José Manuel Orrego Palacio
  5. Juan Andrés Hincapié
  6. Laura Salazar
  7. María Camila Pérez Sánchez
  8. Maria Fernanda Londoño Jiménez
  9. Mariana Galvis Arias
  10. Mariana Upegui Escobar
  11. Mateo Castaño López
  12. Mathias Berrio Cardona
  13. Paulina Anduquia Builes
  14. Sara Escobar Mera
  15. Susana Arango Mejía
  16. Valeria López
  17. Yeraldin Yepes (motorista)

Durante o trajeto, o veículo, que levava mais de 40 passageiros, perdeu o controle e despencou de uma altura superior a 20 metros. Informações preliminares das autoridades indicam que 20 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a diversos hospitais, muitas delas menores de 18 anos. Os corpos estão em processo de remoção e as investigações para esclarecer as causas do acidente continuam em andamento.

O governador informou que a Polícia Nacional está organizando o transporte aéreo dos corpos para realização da perícia no Instituto Médico Legal de Medellín, além de decretar três dias de luto. O secretário de Educação do município de Bello, Edgar de Jesús Callejas Arango, destacou que não havia professores na viagem, pois os jovens, entre 16 e 18 anos, haviam planejado e organizado a viagem sozinhos para celebrar a formatura.

“O helicóptero está a caminho do Instituto Médico Legal de Medellín com os corpos das 17 pessoas que faleceram no acidente nas estradas do Nordeste. Entre as vítimas, estão 16 estudantes e o motorista do ônibus. A dor das famílias é imensurável. Mantemos contato com a prefeitura de Bello. Que Deus nos ilumine nestes momentos tão difíceis”, declarou.

O governo de Antioquia expressou solidariedade às famílias, à comunidade educacional do Liceo Antioqueño e a todo o povo de Bello, onde residiam os estudantes. Além dos 17 falecidos, 20 ficaram feridos, sendo três em estado grave.

A administração da Prefeitura de Bello informou que cinco estudantes que estavam prestes a se formar não participaram da viagem e permaneceram em Tolú.

Veja Também