Dezessete pessoas perderam a vida na madrugada de domingo (14/12) quando um ônibus escolar caiu de um penhasco em Antioquia, na Colômbia. A maioria das vítimas eram estudantes do ensino médio que retornavam de uma viagem de formatura, realizada nas praias de Tolú. A viagem foi organizada pelos próprios estudantes com ajuda de uma empresa de turismo.
Dentre os falecidos, estavam 16 estudantes do colégio Liceo Antioqueño, situado no município de Bello, e o motorista do ônibus, que era funcionário da empresa de transporte Precultur. Conforme reportado pelo jornal colombiano El Tiempo, o acidente ocorreu enquanto o ônibus trafegava entre Remédios e Zaragoza, na região conhecida como El Chispero.
Lista das vítimas do acidente
- Carlos Cardona
- Daniel Arismendy Fernández
- Jonatan Alexander Taborda (Motorista)
- José Manuel Orrego Palacio
- Juan Andrés Hincapié
- Laura Salazar
- María Camila Pérez Sánchez
- Maria Fernanda Londoño Jiménez
- Mariana Galvis Arias
- Mariana Upegui Escobar
- Mateo Castaño López
- Mathias Berrio Cardona
- Paulina Anduquia Builes
- Sara Escobar Mera
- Susana Arango Mejía
- Valeria López
- Yeraldin Yepes (motorista)
Durante o trajeto, o veículo, que levava mais de 40 passageiros, perdeu o controle e despencou de uma altura superior a 20 metros. Informações preliminares das autoridades indicam que 20 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a diversos hospitais, muitas delas menores de 18 anos. Os corpos estão em processo de remoção e as investigações para esclarecer as causas do acidente continuam em andamento.
O governador informou que a Polícia Nacional está organizando o transporte aéreo dos corpos para realização da perícia no Instituto Médico Legal de Medellín, além de decretar três dias de luto. O secretário de Educação do município de Bello, Edgar de Jesús Callejas Arango, destacou que não havia professores na viagem, pois os jovens, entre 16 e 18 anos, haviam planejado e organizado a viagem sozinhos para celebrar a formatura.
“O helicóptero está a caminho do Instituto Médico Legal de Medellín com os corpos das 17 pessoas que faleceram no acidente nas estradas do Nordeste. Entre as vítimas, estão 16 estudantes e o motorista do ônibus. A dor das famílias é imensurável. Mantemos contato com a prefeitura de Bello. Que Deus nos ilumine nestes momentos tão difíceis”, declarou.
O governo de Antioquia expressou solidariedade às famílias, à comunidade educacional do Liceo Antioqueño e a todo o povo de Bello, onde residiam os estudantes. Além dos 17 falecidos, 20 ficaram feridos, sendo três em estado grave.
A administração da Prefeitura de Bello informou que cinco estudantes que estavam prestes a se formar não participaram da viagem e permaneceram em Tolú.
