GABRIELA CECCHIN
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Colgate-Palmolive anunciou que vai parar de fabricar o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint. A informação foi divulgada no site oficial da empresa nesta quarta-feira (25).
A decisão foi tomada após investigação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que está avaliando a quantidade de aromatizantes no produto. A Colgate garante que a pasta de dentes não tem problemas na qualidade.
A Anvisa, que suspendeu as vendas por 90 dias em março, manteve a proibição da venda do creme dental, agora sem prazo para ser revertida, devido ao grande número de denúncias de efeitos adversos ligados ao uso do produto.
As reclamações somavam 1.200 ao órgão, e o site Reclame Aqui registrou 3.257 queixas relacionadas a alergias nos últimos seis meses. Segundo a Anvisa, a Colgate recolheu voluntariamente todos os produtos da linha Total Clean Mint, após relatos de sintomas como ardência, aftas, inchaço nos lábios e dificuldade para falar ou engolir.
Em 27 de março, as pastas foram inicialmente suspensas após o órgão fiscalizador receber oito notificações envolvendo 13 casos de reações adversas vinculadas ao uso. A suspensão foi revertida no dia seguinte após recurso da Colgate, mas a Anvisa voltou atrás e aplicou uma interdição de 90 dias até o final de julho.
Desde então, as reclamações se estenderam para outros produtos da linha Total, que teve sua fórmula atualizada no ano passado, incluindo versões como Carvão Ativado, Whitening e Fresh Mint.
A Colgate ressalta que, como acontece com qualquer creme dental, algumas pessoas podem ser sensíveis a sabores, corantes, tensoativos ou outros ingredientes da fórmula, e garante que o produto é seguro.
O QUE FAZER SE TIVER REAÇÃO ALÉRGICA?
De acordo com o Procon-SP, o consumidor pode solicitar reembolso dos custos com tratamentos médicos e odontológicos se apresentar um laudo, relatório ou declaração médica comprovando que a alergia foi causada pelo uso da pasta dental. Esse pedido pode ser feito diretamente no Procon ou via Justiça. As reclamações também podem ser registradas na plataforma do Procon-SP.
Pedidos de indenização por danos morais só são julgados na Justiça, informou o órgão de defesa do consumidor. Ter recibos de consultas, notas fiscais de medicamentos e declaração médica é um diferencial importante para comprovar e buscar ressarcimento, especialmente para danos morais, conforme destacado pelo Procon.
O advogado Gabriel Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania), explica que o consumidor tem direito à reparação se não houver um aviso claro e destacado de que a pasta pode causar alergia em pessoas com determinadas características.
Os clientes podem entrar em contato com a Colgate pelo telefone 0800 703 7722, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, ou pelo WhatsApp +55 11 97276 8642.