25.4 C
Brasília
quinta-feira, 06/11/2025




Coleta de sementes ajuda a proteger o Cerrado

Brasília
nublado
25.4 ° C
25.6 °
25.4 °
66 %
0.6kmh
99 %
sex
29 °
sáb
29 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
20 °

Em Brasília

Uma equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou uma expedição de quatro dias por várias cidades de Goiás, como Goiânia, Anápolis, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Jaraguá, para coletar frutos maduros e extrair sementes nativas. Esse trabalho é parte de um projeto que visa recuperar a genética do Cerrado e aumentar o número de árvores nas áreas urbanas do Distrito Federal.

A expedição foi organizada pelo Departamento de Parques e Jardins da Diretoria das Cidades da Novacap, com uma equipe composta por engenheiro florestal, técnico agrícola, encarregado de jardinagem e auxiliares. O percurso seguiu um caminho criado há mais de 15 anos pelos servidores da companhia, conhecido pela diversidade de espécies do bioma.

De acordo com o engenheiro florestal e assessor do departamento, Matheus Fuente, coletar as sementes fora das áreas urbanas é fundamental para garantir sua qualidade genética e sua saúde. “Essas expedições nos permitem recolher sementes mais saudáveis, protegidas contra fungos e bactérias. Isso ajuda a conservar o bioma e reforça a identidade natural do Cerrado nas cidades”, explicou.

Durante a missão, foram coletados 361,5 quilos de sementes de 15 espécies nativas, incluindo gonçalo-alves, chichá-do-cerrado, palmeira guariroba, ipê-amarelo, cabo-de-machado, banha-de-galinha, guatambu-do-cerrado, palmeira rabo-de-raposa, jenipapo, ingá colar, cagaiteira, jatobá-pitomba, jabuticabeira, amendoim-do-campo e cajuzinho-do-cerrado.

Fuente comentou que os métodos de coleta mudam conforme a espécie. Por exemplo, para o cajuzinho-do-cerrado, basta recolher os frutos que caíram; para as sementes aladas do ipê, é necessário usar lonas; já em espécies com frutos altos, é preciso utilizar um podão para cortar os cachos.

Ele ainda explicou que o trabalho começa identificando e avaliando as árvores mães. “Primeiro observamos os indivíduos com potencial, verificamos a saúde das sementes e, após a coleta, todo o material passa por processos de beneficiamento, armazenamento e semeadura, até virar mudas que vão fazer parte do programa de arborização da Novacap”, detalhou.

Essa iniciativa mostra o compromisso da companhia com a sustentabilidade e o cuidado com a flora do Cerrado, garantindo que as áreas verdes do Distrito Federal mantenham as características do bioma nativo.

Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)




Veja Também