SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Coca-Cola informou na quarta-feira (12) que Henrique Braun, brasileiro de 57 anos, será o novo presidente-executivo da empresa. Ele assumirá o cargo em 31 de março de 2026, substituindo James Quincey.
Henrique Braun era diretor de operações global desde janeiro. Ele começou sua trajetória na Coca-Cola em 1996 como trainee e chegou a presidir a empresa no Brasil em 2016. Durante sua carreira, trabalhou em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento.
“Meu foco será manter o crescimento que alcançamos com nosso sistema. Vamos trabalhar para garantir futuro crescimento junto com nossos parceiros engarrafadores”, declarou Braun.
A substituição no comando da Coca-Cola ocorre num momento em que companhias do setor ajustam estratégias para atender consumidores que buscam bebidas e alimentos mais saudáveis e acessíveis.
O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola e suas linhas premium têm ajudado a empresa a se manter forte num mercado instável, diferente da concorrente PepsiCo.
As ações da Coca-Cola subiram quase 63% desde que James Quincey, de 60 anos, assumiu como presidente-executivo em maio de 2017.
Quincey liderou a empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes focou em bebidas sem açúcar e com poucas calorias, além de ampliar a oferta com leite, água com gás, café e energéticos por meio de aquisições.
“Quincey criou um padrão muito alto. Os investidores esperam que o novo presidente continue a inovar o portfólio da marca”, afirmou Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.
O setor de bens de consumo tem passado por várias mudanças na liderança em 2024, enquanto as empresas enfrentam desafios no consumo, operações e cadeia de suprimentos.

