O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou na segunda-feira (9) a lista preliminar dos vencedores da segunda edição do Prêmio Mulheres e Ciência, que reconhece a importância das mulheres no avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério das Mulheres, o British Council Brasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. O prêmio recebeu 684 inscrições distribuídas em quatro categorias: Incentivo, Estímulo, Trajetória e Mérito Institucional.
A categoria Incentivo, novidade nesta edição, é voltada para jovens de 15 a 29 anos que participam do Programa Asas para o Futuro, do Ministério das Mulheres, com o objetivo de motivar meninas a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Na categoria Incentivo, Lara Dourado Borges, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), ficou em 1º lugar; em 2º lugar está Raíssa da Luz Rangel, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), e em 3º lugar Laíza de Almeida Bride, também do IFES.
Na categoria Estímulo, os destaques foram: em Ciências da Vida, Leticia Couto Garcia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Rita de Cássia dos Anjos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e em Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, Gabriela Spanghero Lotta, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Para a categoria Trajetória, as vencedoras são: em Ciências da Vida, Deborah Carvalho Malta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Teresa Bernarda Ludermir, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e em Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, Liliam Cristina Barros Cohen, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Na categoria Mérito Institucional, o 1º lugar foi para a Universidade Federal do Pará (UFPA), seguida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no 2º lugar, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 3º lugar.
Candidatas e instituições têm até 18 de fevereiro de 2026 para recorrer do resultado preliminar pelo e-mail atendimento@cnpq.br. O resultado final será divulgado no site do CNPq, e a cerimônia de premiação acontecerá na sede do CNPq, em Brasília, no dia 5 de março de 2026.
Mais detalhes podem ser encontrados na página do prêmio.
